Teste Remoto e Teste de Abordagem por Telefone (2020)
Por conta da necessidade de ajustes em processos estratégicos da operação censitária considerados essenciais na definição metodológica do Censo Demográfico 2022, o IBGE decidiu realizar um Teste Remoto por Simulação e um Teste de Abordagem por Telefone.
A motivação principal para a execução destes testes foi de aprimorar a operação censitária enquanto o cenário de pandemia impedia a realização do teste de campo. Toda a estratégia foi pensada para se evitar as entrevistas presenciais ou aglomeração de pessoas em atividades de treinamento.
Para alcançar o maior número de objetivos possível, foram previstos dois grupos de agentes executores: grupo 1 que realizou entrevistas por telefone com base em uma amostra de domicílios pertencentes aos cadastros do IBGE e cadastros externos aos quais o IBGE tem acesso, e o grupo 2 que simulou preenchimento de entrevistas a fim de se testar equipamentos e sistemas.
O grupo 1 teve como objetivo principal investigar a viabilidade da alternativa de coleta por telefone no Censo Demográfico 2022 como uma alternativa para os recenseadores quando não conseguirem realizar a entrevista na modalidade presencial. As entrevistas foram feitas por recenseadores no período de 3 de novembro a 4 de dezembro de 2020. Consulte aqui os municípios onde elas ocorreram.
Ao grupo 2 coube avaliar o funcionamento adequado dos equipamentos e dos sistemas, as totalizações em relatórios, as transmissões e outras funcionalidades, considerando as limitações impostas pelo isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. Essa avaliação constou de um teste de campo simulado realizado de modo remoto que permitiu a avaliação de diferentes etapas da operação censitária, como: coleta de entorno, coleta de dados (pelo Dispositivo Móvel de Coleta - DMC e pela Internet), supervisão, auxílio do Centro de Apoio ao Censo - CAC e Pesquisa de Pós-Enumeração - PPE.