Coleta do Censo Demográfico 2022

A coleta do Censo Demográfico 2022 teve início no dia 1º de agosto e foi concluída em 28 de fevereiro de 2023.

Em 1 de março de 2023 foi dado início à etapa de apuração que se estenderá até abril.

Durante a coleta, os recenseadores do IBGE visitam todos os domicílios do país. Na fase de reconhecimento do setor censitário, o IBGE realiza o mapeamento das características da vizinhança dos domicílios por meio do questionário de entorno. Serão levantadas, na Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios 2022, informações sobre capacidade de circulação e pavimentação da via; iluminação pública; infraestrutura viária; mobilidade e acessibilidade urbana; escoamento pluvial e arborização. Uma exceção se faz para as áreas de populações e comunidades tradicionais (PCTs), onde a pesquisa do entorno, por razões de procedimentos específicas de abordagem nestes territórios, será realizada após a coleta domiciliar.

Na etapa de coleta domiciliar os recenseadores estarão identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, para coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Também será possível responder ao questionário via internet ou por telefone.

Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.

Os recenseadores trabalharão uniformizados, respeitando os protocolos sanitários e de segurança vigentes à época da coleta, e poderão ter a identidade confirmada no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo 0800 721 81 81, telefone de atendimento gratuito do IBGE.