Um breve histórico sobre os testes realizados após o início da pandemia

Apesar dos diversos testes já realizados para o Censo Demográfico de 2022 (Testes Cognitivos, Provas Piloto e Censo Experimental de 2019), cujos insumos permitiram a avaliação do planejamento e da estratégia da operação censitária, alguns aspectos fundamentais não foram exaustivamente validados. Tendo isso em mente, foi desenhado um Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas presencial originalmente planejado para ir a campo em março de 2020 no município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), com contratação de pessoal e cobertura total, nos mesmos moldes do censo. O teste também contemplaria alguns setores selecionados de Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ) para testar a coleta de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). Na ocasião, com a instalação da crise sanitária mundial causada pelo novo coronavírus, o teste teve de ser suspenso.

Os Processos Seletivos Simplificados (PSS) de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) e de Recenseador para o município de Engenheiro Paulo de Frontin, sede do teste, já haviam sido realizados e os ACM/ACS contratados. Com a impossibilidade de se colocar o teste em campo por conta da pandemia, decidiu-se então realizar um Teste Remoto (Teste por Simulação e Teste de Abordagem por Telefone) entre os meses de novembro e dezembro de 2020, com base em uma amostra de domicílios pertencentes aos cadastros do IBGE e cadastros externos aos quais o IBGE tem acesso. Nesse teste foram avaliados os sistemas de coleta tanto do questionário de entorno quanto dos questionários domiciliar e de abordagem em agrupamento indígena, permitindo a identificação de ajustes necessários. Também foi experimentada pela primeira vez uma nova estratégia de coleta na realização do Censo Demográfico – a entrevista por telefone. Além disso, foi a primeira vez que se testou parcialmente a execução de um treinamento em formato não presencial em uma operação de censo.

Após a realização do teste remoto, o Teste de Homologação presencial foi então remodelado para ter sua coleta iniciada em março de 2021. Porém, o agravamento da situação pandêmica neste período na região selecionada para sediar o teste acarretou mais uma vez em sua suspensão. Neste momento, porém, já haviam sido concluídas as etapas de treinamento presencial dos ACM/ACS contratados e de Coleta de Entorno prévia. Com a interrupção do Teste em Paulo de Frontin, o IBGE decidiu pela realização de um pré-teste em pequena escala em condições sanitárias favoráveis, a ser realizado durante o mês de setembro.

Decidiu-se, portanto, pela realização desse pré-teste na Ilha de Paquetá, no município do Rio de Janeiro, entre os meses de setembro e outubro de 2021. O local foi escolhido por conta do avançado estágio de vacinação de sua população (cerca de 85% da população adulta já se encontrava totalmente vacinada na ocasião). Esse teste foi muito importante pois permitiu testar a abordagem ao informante em ambiente controlado depois de instalada a pandemia de Coronavírus, além de ter sido testada pela primeira vez a modalidade mista de coleta de dados, prevendo as abordagens na forma presencial, por telefone e pela internet.

Em novembro de 2021, pode-se enfim colocar em campo o teste em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ). Além deste município, o IBGE optou por estender o teste para uma localidade selecionada em cada uma das Unidades da Federação, sendo esta então a primeira operação de teste para o Censo Demográfico 2022 que teve sede em toda a extensão do território brasileiro.