Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas do Censo 2022

O IBGE dará início ao Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas do Censo 2022 no município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ).

Esse teste é uma das etapas preparatórias para o Censo 2022 e tem o objetivo de avaliar, em condições reais de campo, os dispositivos que serão utilizados na coleta de dados, os sistemas de captação, transmissão e acompanhamento das informações coletadas e a abordagem aos informantes.

Assim como na operação do Censo, o teste contou com a realização da coleta do entorno, no período de 3 a 5 de março, observando itens como existência de iluminação nas vias, rampas de acesso para cadeirantes, entre outros aspectos.

As etapas da coleta de dados e da supervisão, com a abordagem dos moradores no município para a pesquisa, previstas para iniciar no dia 15 de março de 2021, serão reprogramadas por conta das condições de saúde resultantes da pandemia de Covid-19. O teste será realizado em todos os setores do município de Engenheiro Paulo de Frontin/RJ, com entrevistas presenciais, por telefone e também com a opção de autopreenchimento pela internet em nova data a ser definida.

A fim de se testar características específicas de uma operação censitária que não são encontradas no município de Engenheiro de Paulo de Frontin, também está prevista a coleta em setores de aglomerados subnormais e em determinados domicílios improvisados, no município de Nova Iguaçu (RJ). Essa coleta ocorrerá em período a ser definido, tendo em vista as restrições impostas atualmente por conta da pandemia.

Também está prevista a coleta em 19 setores de Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas e quilombolas), distribuídos entre os municípios de Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ), para testar funcionalidades desenhadas especificamente para essa população.

Ainda como parte do teste, após o término da coleta, será realizada a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE) em setores selecionados, que é uma espécie de verificação da operação de coleta.

O IBGE conta com a participação da população desses locais onde será realizado o teste, para que atendam os recenseadores caso sejam contatados.

A resposta da população a esse teste é muito importante, pois contribuirá para o sucesso do Censo 2022, quando a pesquisa alcançar todos os municípios, para saber mais sobre as condições de vida da população, basear políticas públicas para atender o número de creches, postos de saúde e muitas outras demandas locais.

Os recenseadores do IBGE atuarão dentro dos protocolos de saúde estabelecidos por conta da pandemia de Covid-19, portando equipamentos de proteção (EPI), com vistas à preservação da saúde e da vida de todos os envolvidos na operação e dos seus entrevistados.

Além disso, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas são confidenciais e o sigilo é garantido.