Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios

No Censo 2022, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios ocorreu no contexto do período de reconhecimento dos setores censitários por parte dos Agentes Censitários Municipais - ACMs e Agentes Censitários Supervisores – ACSs, nas semanas entre os dias 20/06 e 12/07 de 2022. Na etapa de Reconhecimento do Setor Censitário, os agentes supervisores do censo percorreram mais de 336 mil setores censitários com características urbanas em todos os municípios do Brasil, com o intuito de observar e apurar elementos significativos para o posterior trabalho do recenseador naquele setor. Esta etapa visou garantir que dinâmicas recentes, como, novos logradouros e novas edificações fossem incluídas no mapeamento da operação, visando garantir a plena cobertura do Censo 2022.

O trabalho consistiu na atualização de faces de quadra por meio da verificação da correspondência entre o mapa de faces, no aplicativo de coleta, com a realidade atual em campo. As faces consistem em cada um dos lados da quadra, contendo ou não edificações, enquanto as quadras são, geralmente, um trecho retangular bem definido de uma área urbana ou aglomerado rural, limitado por ruas e/ou estradas. Contudo, podem ter forma irregular e ser limitadas por elementos como estradas de ferro, cursos d'água ou encostas. Em alguns lugares a quadra é chamada de quarteirão.  –A inclusão de novas faces, através do procedimento de tracking georreferenciado de pontos coletados com tecnologia de posicionamento, foi realizada quando necessário.

Aproveitando o fato de os agentes censitários supervisores terem feito esse trajeto pelos setores censitários, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios (“Pesquisa do Entorno” ou “Entorno”) foi incluída no cronograma de atividades para que além de apoiar na realização da coleta do Censo 2022 domiciliar, o Censo 2022 propriamente dito, o IBGE pudesse também fornecer um panorama da infraestrutura urbana do país, considerando temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente.

Além do período anterior ao início da coleta domiciliar do Censo 2022, a Pesquisa do Entorno ocorreu concomitantemente a aplicação das entrevistas do Censo nas residências. Esta etapa ocorreu devido à possibilidade de o Recenseador poder realizar indicações de inclusão de novas faces, que por sua vez exigiram novos questionários da pesquisa, além de possibilitar a coleta dos questionários da Pesquisa do entorno em setores onde houve dificuldade de coleta no período anterior ao início da coleta do Censo.