Teste na Ilha de Paquetá (2021)

Entre os dias 06 e 24 de setembro de 2021, agentes do IBGE visitaram todos os domicílios da Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, a fim de realizar um teste preparatório para o Censo Demográfico 2022. A localidade foi escolhida por conta do avançado estado de imunização da população, uma vez que haviam sido aplicadas as duas doses da vacina contra o coronavírus.

O principal objetivo do teste era avaliar os aplicativos e sistemas desenvolvidos especificamente para o Censo, de modo a corrigir eventuais falhas e aperfeiçoá-los para a operação censitária que vai a campo em 2022 em todo o país, além de testar, pela primeira vez em campo, a aplicação simultânea das três modalidades de coleta de dados: presencial, pela internet e por telefone.

O teste teve início com o registro de informações do entorno, no período de 1 a 3 de setembro de 2021. Nessa etapa, os agentes do IBGE percorreram a ilha, suas ruas, praças, observando e registrando itens como a existência de iluminação nas vias, rampas de acesso para cadeirantes, entre outros aspectos.

Todo o processo foi realizado com segurança, de acordo com os protocolos de saúde locais, incluindo uso de máscara e protetor facial pelos recenseadores.

Como parte final do teste do Censo 2022 em Paquetá, também foi realizada a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), usada para avaliar a cobertura e a qualidade dos dados coletados no Censo. Essa etapa se iniciou durante a fase de coleta do teste do Censo e se estendeu até 30 de outubro de 2021.