Quadro Estatístico Geoespacial Global

As Nações Unidas (ONU), desde seus primeiros anos, publicam uma série de princípios internacionais e recomendações para ajudar os institutos nacionais de estatística, em todo o mundo, no planejamento e execução de melhorias nos censos demográficos e domiciliares. O primeiro conjunto de princípios e recomendações foi emitido em 1958 a pedido da Comissão de Estatística da Nações Unidas em resposta à necessidade de desenvolver padrões internacionais e como pedra angular do primeiro Programa Mundial de Censos de População e Habitação.

Para a Rodada 2020 de Censos a ONU revisou os Princípios e Recomendações para Censos de População e de Habitação (2017) incluindo um destaque para integração da informação estatística e geográfica por meio do Quadro Estatístico Geoespacial Global (Global Statistical Geospatial Framework).

O IBGE vem trabalhando para aumentar a integração entre a estatística e a geografia, essência do Instituto, utilizando os princípios e as boas práticas globais. Nesse sentido, destacam-se a geocodificação dos recortes geográficos utilizados na operação censitária, o Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas, a coleta de coordenadas geográficas e endereços de forma ampla e sistematizada, a criação de painéis geoespaciais para acompanhamento da coleta e disponibilização da informação para os usuários dentre outras iniciativas.