Endereçamento

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) é um repositório de endereços de abrangência nacional mantido pelo IBGE. Surgido em 2005 a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo 2000, este cadastro contempla hoje informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o país.

A cada Censo Demográfico ele é totalmente atualizado. Antes operação censitária, e para apoiá-la, o cadastro foi atualizado de duas formas distintas: uma mais ampla, mas parcial, baseada na incorporação de registros administrativos como, por exemplo, os endereços dos CPFs e outra mais focalizada, apoiada em operações de campo das equipes das agências. Segundo este procedimento, as unidades são visitadas pelo atualizador, que retorna àquelas já existentes no cadastro e inclui aquelas ainda não cadastradas que forem encontradas. Além do registro dos dados que localizam o endereço, seu trabalho também consiste em caracterizá-lo segundo: a espécie, em categorias de domicílios ou estabelecimentos; e o tipo de edificação.

A manutenção de um cadastro de endereços atualizado colabora para que as pesquisas do IBGE alcancem seus informantes com sucesso. O CNEFE é utilizado como ferramenta para que as pesquisas realizem seu planejamento, dimensionem sua operação de forma eficiente e, no caso das pesquisas amostrais, é insumo primordial para a seleção dos endereços que participarão da coleta. Estas informações, em si, constituem importante fonte para retratar o território brasileiro e refletir sobre suas dinâmicas.