Coordenadas

A captação das coordenadas, iniciada no Censo Agropecuário 2007 para os endereços rurais, será estendida a todos os domicílios brasileiros no Censo 2022. A expectativa é capturar coordenadas para mais de 75 milhões de endereços. A captação das coordenadas servirá para o monitoramento em tempo real do trabalho dos recenseadores e para a gestão da coleta, inclusive para melhorar a cobertura da operação censitária no território.

A captação é feita em três momentos: na confirmação do endereço; na chegada ao domicílio na primeira visita e no retorno, sempre que ele não encontra o morador na primeira vez; e no momento da entrevista. O recenseador pode voltar ao endereço até três vezes; e, a cada uma delas, é captada a coordenada a tentativa de obtenção da entrevista.

Posteriormente à operação censitária, as coordenadas serão insumos importantes para as pesquisas e cadastros do IBGE como a PNAD Contínua, a Base Territorial de setores censitários e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Elas poderão também ser aproveitadas para fornecer novos produtos geográficos tal qual a disponibilização do Trajeto dos Recenseadores nos resultados do Censo Agro 2017. O georreferenciamento ao nível geográfico mais detalhado possível atende a uma recomendação da Divisão de Estatística das Nações Unidas, sempre preservando o sigilo estatístico.