Nasce o Censo 2022: SES/CE realiza coletiva de imprensa para lançamento dos primeiros resultados do Ceará

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/07/2023 11h39 | Atualizado em 03/07/2023 11h39

Após sete meses de cobertura, três meses de apuração e um último mês de preparação para a divulgação, finalmente foram lançados na última quarta-feira (28) os Primeiros Resultados do Censo Demográfico 2022, com informações básicas sobre população e domicílios do País, das Grandes Regiões, dos Estados e do Distrito Federal, das Concentrações Urbanas e dos Municípios.

Na tarde do mesmo dia, a Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI) da Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE) promoveu um evento de Divulgação dos Primeiros Resultados do Censo Demográfico 2022 para o Estado e Municípios do Ceará. A apresentação dos dados e a coletiva de imprensa foram realizados na sede da SES/CE, sendo conduzidas por Helder Rocha, Supervisor da SDI. Estiveram presentes diversos veículos cearenses: Diário do Nordeste, O Povo, TV Verdes Mares, TV Jangadeiro, TV Diário e G1 Ceará. Os servidores da casa, incluindo os Coordenadores do Censo 2022, também compareceram à apresentação.


Os principais veículos da imprensa cearense estiveram presentes na apresentação dos Primeiros Resultados do Censo 2022 para o Ceará

Diretamente do Rio de Janeiro-RJ, onde foi realizado o evento nacional de lançamento do Censo Demográfico 2022, o Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, também concedeu entrevista à imprensa, participando ao vivo da programação da Rádio O Povo CBN. Além dos veículos atendidos no dia da divulgação, outros agendaram entrevistas para os dias subsequentes: Rádio CBN, Rádio Jangadeiro BandNews FM e TV Metrópole.


Diretamente do Rio de Janeiro-RJ, o Superintendente do IBGE no Ceará concedeu entrevista sobre os Primeiros Resultados do Censo para o Ceará.

Também foi compartilhado com mais de 500 veículos da imprensa cearense (rádios, TVs, jornais, sites e blogs) um material de divulgação com os destaques para o Estado, incluindo áudio, vídeo, release, apresentação de slides, bem como as tabelas com todos os dados disponibilizados para o Estado, suas Concentrações Urbanas e Municípios.

Nesta primeira divulgação, foram apresentados os seguintes dados: totais de domicílios, domicílios permanentes ocupados e não ocupados, domicílios vagos e de uso ocasional, totais populacionais, média de moradores por domicílio, variações absoluta e anual da população, hierarquização dos municípios por classe populacional, área territorial, densidade demográfica, taxa de não-resposta e taxa de recusa.

Destaques para o Ceará

O Estado do Ceará registrou 8.791.688 habitantes, o que representa uma variação percentual de 4,01% na população em relação a 2010. O crescimento médio anual da população no Ceará entre o Censo 2010 e 2022 foi de 0,33%, abaixo da média brasileira (0,52%).

O Ceará foi destaque nacional por conta de sua capital Fortaleza, que passou a ser o quarto município mais populoso do País e o primeiro da Região Nordeste. Mesmo perdendo mais de 23mil habitantes entre 2010 e 2022, a capital cearense ultrapassou Salvador-BA e subiu uma posição no ranking nacional. Vale ressaltar que seis dos oito municípios que compõem a Grande Concentração Urbana de Fortaleza apresentaram crescimento populacional no mesmo período.


O principal destaque para o Ceará foi a capital Fortaleza, que passou de 5º para 4º município mais populoso do Brasil

Os cinco municípios mais populosos do Ceará são, respectivamente: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. Entre os menos populosos, figuram, respectivamente: Granjeiro, Guaramiranga, Baixio, São João do Jaguaribe e Potiretama.

Itaitinga destacou-se como município cearense com o maior crescimento médio anual da população: 5,47%. O município também ocupa a 10ª posição no ranking nacional do crescimento no número de domicílios, com 125,1% de incremento entre 2010 e 2022. Já São João do Jaguaribe figura em 1º lugar no ranking dos municípios brasileiros com maior percentual de domicílios vagos, registrando taxa de 29,1%.

De modo geral, o Ceará apresentou uma boa adesão ao Censo Demográfico 2022: 96,69% dos domicílios foram recenseados, percentual acima da média nacional (95,77%). Com isso, apenas 3,31% dos domicílios particulares permanentes ocupados cearenses não responderam ao questionário, seja porque o morador estava ausente ou porque se recusou a participar (a taxa de recusa média do Ceará foi de 1,50%).

Mais notícias deste Estado