'Censo vai à praia' faz sucesso no Leblon, bairro de recusas na zona sul do Rio

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

27/02/2023 16h54 | Atualizado em 27/02/2023 16h55

A Superintendência Estadual do IBGE no Rio e o CDDI (Centro de Documentação e Disseminação da Informação) promoveram domingo, na praia do Leblon, zona sul do Rio, mais uma ação de divulgação do Censo Demográfico. O evento ocupou um trecho do calçadão da Avenida Delfim Moreira, altura do Jardim de Alah. O bairro, de predominância de alta renda, registra recusas na operação fluminense.

O presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, diretores e servidores da unidade estadual (tendo à frente o coordenador operacional do Censo no Rio, Gabriel Barros) marcaram presença fazendo corpo a corpo junto a moradores e turistas que passeavam na orla. Centenas de pessoas foram abordadas a pretexto de informar se já haviam respondido ao Censo. Em caso de resposta negativa, eram estimuladas a deixar seus nomes e telefones para o devido agendamento.

A exemplo do evento do dia 8 de outubro, em shoppings de várias capitais e cidades do país, a receptividade do público a esse esforço de contato direto foi novamente muito positiva - até casais ou famílias que já haviam recebido recenseadores fizeram questão de se manifestar a favor do trabalho do IBGE. Foram distribuídos folhetos explicativos sobre a importância do Censo, picolés e água gelada.

Cimar Azeredo concedeu à TV Globo, no local, mais uma rodada de entrevistas para reportagens dos telejornais da emissora. Ele falou sobre o encerramento da coleta nesta terça-feira (28), explicou como se dará a etapa de apuração em março (para a qual recenseadores e supervisores ainda deverão voltar a campo) e confirmou que os primeiros resultados do Censo poderão sair no final de abril.

O evento na praia do Leblon, a custo quase zero, mostrou-se altamente produtivo em termos de exposição direta com o público e de visibilidade de mídia a favor da operação censitária.

Mais notícias deste Estado