Censo na reta final: Cufa recebe IBGE em Heliópolis (SP)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

15/02/2023 14h35 | Atualizado em 02/03/2023 10h43

Em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas), o IBGE promoveu nesta terça-feira, dia 14/02, em Heliópolis, São Paulo, mais uma ação de divulgação do Censo 2022. O evento contou com a presença do presidente da Cufa, Marcivan Barreto; do presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo; do superintendente do Instituto no estado, Francisco Garrido; e equipes de servidores envolvidos na operação. Foi montada uma tenda no meio da rua, em frente à sede da Central, para agendamento de entrevistas de residentes de Heliópolis. Lá, as taxas de recusa somadas às de moradores ausentes estão em torno de 20%. O esforço conjunto da Cufa com o IBGE visa reverter essa situação até o final da coleta, dia 28 de fevereiro.

"Parceria muito importante essa porque juntou a necessidade da pesquisa, do pessoal do IBGE, com o pessoal aqui que conhece o território", disse Marcivan. "Quando você não responde ao Censo, você vira uma pessoa invisível, você não consegue trazer políticas públicas para dentro da sua comunidade", acrescentou o líder da Cufa.

"A entrevista é muito rápida, e você pode ter certeza e tranquilidade de que tudo que você coloca nesse equipamento aqui ninguém tem acesso", explicou Cimar, se referindo ao DMC, dispositivo móvel de coleta, usado pelos recenseadores, e ao sigilo e à segurança da operação.

O superintendente do IBGE em São Paulo também destacou a questão da proteção dos dados. "Dando continuidade às atividades censitárias, promovemos mais essa ação interativa com os moradores em Heliópolis, para realização da coleta das informações, com segurança e respeito à confidencialidade das informações", assegurou Garrido.

Veja abaixo reportagem da ação Cufa-IBGE, em Heliópolis, que foi ao ar no SPTV, e assista outras reportagens de outros estados destacando a reta final do Censo e o Dique 137. Confira também no último vídeo (já divulgado semana passada) a convocação da ministra do Planejamento, Simone Tebet, para que a população, que ainda não participou, responda ao Censo:


 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias deste Estado