Superintendência do IBGE no Amapá faz varredura da cobertura populacional do Censo 2022 em Tartarugalzinho

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/02/2023 09h34 | Atualizado em 07/02/2023 09h34

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou entre quinta-feira (19) e segunda-feira (23) a primeira etapa de uma varredura da qualidade da cobertura populacional do Censo Demográfico 2022 no município de Tartarugalzinho, no Norte do Amapá.

A ação feita pela Superintendência Estadual do Amapá (SES/AP) segue até 30 de janeiro e tem objetivo de revisar setores censitários que tiveram alto número de domicílios vagos e verificar residências que não haviam sido recenseadas. Nesta primeira fase do trabalho cerca de 1,5 mil novas pessoas já foram recenseadas.

De acordo com o superintendente da SES/AP, Haroldo Ferreira, a varredura foi motivada por uma necessidade de garantir a melhor a cobertura populacional em Tartarugalzinho.

“A equipe do IBGE realizou coleta de dados onde detectou domicílios não recenseados e retornará em Tartarugalzinho para concluir essa coleta na cidade e posteriormente verificar do outro lado do município residências que podem ter ficado fora do Censo”, completou.

Além disso, a varredura foi tema de reunião na terça-feira (24) entre o superintendente da SES/AP e o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, para tratar sobre o balanço da 1ª etapa. Também participou do encontro o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), Carlos Sampaio Duarte, por telefone.

Durante a reunião ficou acertado um novo encontro, com todos os prefeitos, para que o IBGE informe aos gestores os procedimentos de verificação da qualidade da cobertura na coleta de dados do Censo 2022 e prosseguir com as supervisões que se fizerem necessárias.

O coordenador de treinamento do Censo 2022 no Amapá, Valdiney Melo, ressaltou que a ação busca fornecer mais exatidão aos dados dos municípios amapaenses que serão apresentados no Censo Demográfico 2022.

“Não foi uma alteração muito relevante para o aumento do número de pessoas no município. Foram menos de 100 unidades que estavam como vagas que constatamos que existiam moradores. Numa operação dessa magnitude essa etapa de verificação adicional sempre se faz necessária”, disse o coordenador.

A equipe enviada pela SES/AP ao município de Tartarugalzinho foi composta por dois coordenadores estaduais, um agente censitário supervisor de Macapá e três agentes de pesquisa e mapeamento da Agência Macapá.

Durante o trabalho, a Prefeitura de Tartarugalzinho contribuiu com hospedagem, alimentação e deslocamento dos profissionais do IBGE.

Cronograma do Censo 2022

A coleta do Censo Demográfico 2022 no Amapá foi encerrada em 15 municípios no mês de dezembro. Na capital Macapá, a coleta tem previsão de término no final de janeiro.

Em fevereiro e março, o IBGE prevê realizar varreduras em localidades onde os indicadores mostrarem necessidade. O resultado definitivo do Censo Demográfico 2022 será divulgado a partir de abril.

Mais notícias deste Estado