Censo 2022 marca presença em shopping movimentado, na reta final da operação em Manaus

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

19/12/2022 10h45 | Atualizado em 19/12/2022 10h46

A superintendência do IBGE no Amazonas segue fazendo esforços para alcançar a população que ainda não foi recenseada no Estado. Na última semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, a coordenação de divulgação do Censo 2022 e, também, a coordenação de recursos humanos uniram forças para fazer o IBGE presente em um dos maiores shoppings da capital do Estado, Manaus, localizado na Zona Centro-Sul da cidade. A área foi escolhida estrategicamente para a ação, visto que possui condomínios e percentuais mais altos de domicílios a serem recenseados ainda, nos setores.

Durante a ação, as pessoas puderam conhecer mais sobre o Censo 2022, através das mensagens dos totens e dos folhetos ofertados, e também se direcionar até um dos servidores do IBGE tirar dúvidas ou agendar o melhor dia e horário para o recenseador realizar a entrevista com a pessoa, caso seu domicílio ainda não tenha sido recenseado. Os servidores do IBGE ficaram de plantão no estande do Censo nos turnos da tarde e da noite, horários de maior movimento nos shoppings.

Apoio “de milhões” do shopping

Para realizar a ação no shopping, a coordenação de divulgação do Censo no Amazonas deixou pessoalmente um ofício solicitando espaço para a divulgação da operação no Manauara Shopping, e foi atendida, não apenas com o espaço, mas com um estande personalizado pela equipe do shopping, com totens, cubos publicitários e mesas e cadeiras.

O espaço todo padronizado chamava a atenção dos clientes do shopping, e foi ideal para a ação, pois ficou localizado num dos principais pontos do shopping, em frente a uma loja movimentada, e próximo também ao espaço montado para o natal, muito frequentado para fotos. A gerente de marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena, destacou “o prazer de poder apoiar uma campanha tão importante”.

O dia inicial da ação no shopping coincindiu com o dia do 4º Balanço do Censo 2022, então a coordenação de divulgação decidiu convocar a imprensa para uma coletiva para falar dos números da coleta até o momento, e aproveitar para divulgar também a ação no shopping. A coletiva teve grande adesão da mídia, com participação de 6 emissoras de TV, um site e dois portais da Internet. Na ocasião, o coordenador de Área, Jessé Miranda atendeu a imprensa.

Operação em busca de não recenseados

O Amazonas se aproxima do final da operação de coleta do Censo 2022, mas ainda há cerca de 10-15% da população a ser recenseada, e essa parcela é o grande desafio para este final de ano, então, o foco da ação no shopping foi alertar essas pessoas de que o Censo ainda está acontecendo, e convidá-las a se dirigirem até os servidores do IBGE para informar nome completo, telefone, endereço e melhores dias e horários para o recenseamento, facilitando o trabalho do recenseador.

Com o cadastro de morador feito, a próxima etapa é a coordenação técnica checar se o domicílio da pessoa não foi mesmo recenseado ainda, para depois repassar o caso para o respectivo coordenador de área e subáera providenciarem atendimento ao morador.

Mais notícias deste Estado