Equipes do IBGE no Amazonas divulgam o Censo 2022 em supermercados e em ruas estratégicas, em Manaus

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

25/11/2022 13h50 | Atualizado em 25/11/2022 13h50

No Amazonas, todos os envolvidos na operação censitária seguem colocando em prática estratégias para alcançar os moradores que ainda não foram recenseados. Com cerca de 85% da população já recenseada no Estado, o trabalho agora é buscar os 15% que faltam, e concluir o Censo até a primeira quinzena de dezembro. Para isso, a equipe de divulgação, com o apoio da equipe da coordenação de Recursos Humanos, entre os dias 21 e 25 de novembro, realizou ações de panfletagem e de esclarecimento de dúvidas, em três supermercados e também em ruas movimentadas de Manaus. As ações contaram com o apoio da rede de supermercados Atack e Veneza.

Em Manaus, bairros centrais da capital, como o Parque 10 e Flores, têm sido desafios para as equipes do Censo, com condomínios e percentuais altos de ausências e recusas. Por isso, as ações estão sendo realizadas em três supermercados, e também em ruas comerciais, com grande circulação de pessoas, nesses bairros. As ações foram feitas nos turnos da manhã e da tarde, com cerca de 400 folhetos distribuídos por dia. O objetivo das ações foi conscientizar e sensibilizar a população sobre o Censo.

O Superintendente do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, destacou que ações de divulgação como estas são importantes “não apenas pensando em sensibilizar a população, mas em mostrar para os recenseadores que o Censo continua; para não permitir que eles se sintam abandonados”.

Para a Agente censitária operacional, Karina Palmeira, as ações são muito válidas. “Nós percebemos que a maioria recebe muito bem o folheto informativo sobre o Censo, alguns querem tirar dúvidas ou até marcar um horário com o recenseador, e muitos também dizem que já responderam, mas também é válido eles pegarem o panfleto para terem maior consciência da importância da resposta que deram ao recenseador”, disse ela.

Mais notícias deste Estado