Censo 2022: SES-MA reforça parceria com a Prefeitura de São Luís

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

21/11/2022 17h41 | Atualizado em 21/11/2022 17h41

A SES-MA mantém contato permanente com os gestores municipais com o fito de sustentar e ampliar parcerias em prol da coleta censitária.

Dentro dessa avenida de trabalho, na última quarta-feira, dia 16 de novembro, uma equipe de servidores da Superintendência do IBGE no Maranhão, liderados para Superintendente, Marcelo Melo, esteve presente em uma profícua reunião de prol do Censo Demográfico 2022.

A reunião ocorreu nas dependências do auditório Reis Perdigão que fica no Palácio De La Ravardière, Sede da Prefeitura de São Luís, e contou com a direção do Prefeito Municipal, Eduardo Braide, que estava acompanhado de seus secretários e presidentes de órgãos municipais.

O Sr. Prefeito fez previamente uma convocação de sua equipe para ouvirem o repasse das informações sobre o andamento da coleta em São Luís e dificuldades encontradas e soluções para superação dos desafios. E o chamamento fez com que o auditório ficasse cheio de gestores públicos das mais variadas secretárias e órgãos municipais.


Esmênia Miranda (Vice-Prefeita), Eduardo Braide (Prefeito) e Marcelo Melo (Superintendente do IBGE no MA).

Pelo SES-MA participaram o Superintendente, Marcelo Melo, o Coordenador Operacional do Censo, Washington Santos, a Coordenadora de Área responsável pelo município de São Luís, Elcylene Mendes, o Coordenador de Divulgação, João Ricardo, a Coordenadora de Base Territorial, Eli Marta e dois analistas censitários, Liz Granda e Rodrigo Vieira.

A reunião foi aberta pelo Prefeito Eduardo Braide, em sua fala inicial demandou de todos os seus secretários e presidentes de órgãos que se engajassem, bem como suas equipes, no fortalecimento da importância de divulgação do Censo 2022 para auxiliar o bom andamento da coleta.

Em seguida, o superintendente do IBGE no Maranhão, Marcelo Melo, fez uma explanação sobre importância de se fortalecer a parceria existente entre a SES-MA e a Prefeitura de São Luís com fins de sustentar o bom andamento da coleta e pensar em soluções conjuntas para os desafios existentes.

A servidora Elcylene Mendes fez uma detalhada apresentação sobre o andamento da coleta e sobre dificuldades encontradas. Um dos maiores desafios vem sendo a aplicação de questionários em condomínios, especialmente os localizados em áreas de maior poder aquisitivo.


Elcylene Mendes apresentando sobre o andamento do Censo 2022.

Com término da apresentação foi franqueado aos presentes fazerem considerações e sugestões sobre o andamento da coleta. O que foi muito produtivo, pois dúvidas foram sanadas e apoios importantes conquistados para superação de desafios.

Parceria para auxiliar o Censo em locais de difícil acesso

Um dos desdobramentos da reunião foi a participação da Defesa Civil de São Luís, ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), em acompanhar os recenseadores em áreas de riscos, como domicílios situados em encostas e barrancos.

No dia 18 de novembro, dois dias depois da reunião na Sede da Prefeitura, uma equipe da Defesa Civil de São Luís acompanhou um recenseador e outros servidores no bairro Salinas do Sacavém. É uma localidade com domicílios em área de acesso mais complicado e de risco.


Parceria da SES-MA com a Defesa Civil de São Luís em ação.

Importância do engajamento dos gestores municipais

O prefeito Eduardo Braide declarou que atuará como um influenciador censitário para que a população tenha consciência de atender bem aos recenseadores do IBGE. Após a reunião no auditório, Eduardo fez questão de receber, no Gabinete do Prefeito, os servidores do IBGE para avaliar a percepção sobre reunião e reiterar o apoio ao trabalho do Censo.


Sérgio Motta (Controlador-Geral do Município), Eduardo Braide (Prefeito), Marcelo Melo (Superitendente) e demais servidores da SES-MA.

Também se engajará para que os secretários e presidentes de órgãos, dentro do escopo de atuação de cada um, prestem total assistência ao Censo. Uma situação pactuada, e já em ação, é uma ampla divulgação da operação censitária nas escolas municipais, contando com a participação ativa da Secretária Caroline Marques Salgado. Outra ação em andamento é a colocação de cartazes do Censo nos terminais de integração e ônibus do sistema de transporte coletivo urbano do município. Essa ação tem coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), na figura do Secretário Diogo Furtado.

A SES-MA manterá sua agenda de reuniões com os gestores municipais com o fito de operacionalizar ações que possam ser significativas para dar maior tração ao trabalho de coleta do Censo.

Mais notícias deste Estado