Com apenas 19 anos, Lucas de Araguaína é recenseador destaque do Tocantins

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

09/11/2022 15h15 | Atualizado em 09/11/2022 15h15

Lucas Menezes de Souza Dionizio tem apenas 19 anos de idade, mas como possui facilidade em se expressar, vem se destacando no Tocantins como o recenseador com o maior número de questionários coletados. Ele trabalha em Araguaína, segunda maior cidade do estado, e contou que antes de ir direto às perguntas do Censo tenta conquistar a confiança do informante.

“Para conquistar uma pessoa, de antemão eu tento entender se ela conhece o IBGE e ao menos tem uma noção do que seja o Censo. Com isso, eu tento explicar para a pessoa o quão simples e importante é essa pesquisa, enquanto eu explico, puxo alguns assuntos para distraí-la e conseguir a confiança”, revelou.

Para Lucas, a principal dificuldade da coleta é a resistência das pessoas com o IBGE e, muitas vezes, o descaso com o Censo “que é de extrema importância”. O recenseador decidiu trabalhar no Instituto porque, segundo ele, é um órgão sério e também porque tem afinidade com o trabalho de pesquisador. “Gosto de conversar com as pessoas, dialogar e andar”, disse.

Lucas é técnico em Biotecnologia, mas não exerce a profissão e, atualmente, está cursando faculdade de Química na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Ele trabalha das 9h às 17h, normalmente nos dias úteis, porém uma vez ou outra trabalha aos finais de semana e feriados. Até o dia 4 de novembro ele já havia preenchido 1.300 questionários do Censo.

Mais notícias deste Estado