Sergipe é o 2º estado do país com maior percentual de população recenseada

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/11/2022 17h25 | Atualizado em 07/11/2022 17h25

Até o dia 07 de novembro, Sergipe recenseou 85,3% da população, sendo o 2º estado do país com maior percentual de população recenseada em relação à estimativa de 2021.Isso representa dizer que em Sergipe, 1.996.427 pessoas já foram recenseadas.

No estado, 9 municípios já finalizaram a coleta e estão em fase de revisão, como Amparo do São Francisco, General Maynard, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Pedra Mole, Ribeirópolis, Siriri, Telha e São Miguel do Aleixo.

Outros 13 municípios estão com mais de 90% de setores coletados, como é o caso de Ilha das Flores, Cumbe, Areia Branca, São Francisco, Poço Verde, Muribeca e Feira Nova.

Segundo Vinícius Rocha, que é o coordenador técnico do Censo, várias estratégias foram desenvolvidas em conjunto com a parte operacional. “Realizamos reuniões semanais com os coordenadores de subárea, além de gráficos e cartogramas de acompanhamentos a respeito do andamento da coleta. Houve também o envolvimento de analistas censitários para o pronto atendimento das demandas pelo interior do estado.”

Em relação à parte operacional do Censo, Hellie Mansur destacou que houve “incentivo aos recenseadores para trabalhar nos finais de semana com bônus por questionário coletado, assim como remanejamento da equipe nos municípios que estavam terminando para outros que estavam com maior atraso”.

O estado de Sergipe também trabalhou de forma antecipada o contato com os condomínios, pelo fato de ser um local com maior dificuldade na coleta. “Meses antes do início do Censo realizamos uma parceria com o Sindicato de Habitação de Sergipe (Secovi-SE), por meio da realização de eventos e contato prévio com os síndicos. Isso nos ajudou durante a coleta, pois os condôminos já sabiam da nossa visita. O contato prévio facilitou também a recepção dos recenseadores e trouxe mais segurança aos moradores,” aponta a superintendente do IBGE em Sergipe, Adriane Sacramento. “

Campeões de coleta

Sergipe conta com diversos recenseadores que vão se destacar na realização de questionários. Dentre eles, podemos destacar Felipe Quintela, que atua na área Norte de Aracaju, com 2.157 questionários. No interior do estado, em Tobias Barreto, que fica a pouco mais de 140 km da capital, Rayane Barbosa fez 1.857 questionários.

Mais notícias deste Estado