Parceiras na vida e no Censo: irmãs gêmeas se destacam como recenseadoras em Ribeirão (PE)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/11/2022 10h58 | Atualizado em 07/11/2022 10h58


As recenseadoras Yasmin (à dir.) e Ysabelle Cavalcanti dos Anjos, de 18 anos, que atuam em Ribeirão, Pernambuco

As gêmeas Yasmin e Ysabelle Cavalcanti dos Anjos, de 18 anos, sempre tiveram a vida pautada pela forte ligação entre elas e viram no Censo 2022 uma oportunidade para conquistar, juntas, o primeiro emprego. Após concluírem o Ensino Médio, ambas se inscreveram para o processo seletivo do IBGE em Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde vivem. As duas foram aprovadas no processo seletivo, começaram a trabalhar como recenseadoras em 1º de agosto e estão no quarto setor cada uma.

As irmãs também se destacam na produtividade: dos 24 recenseadores do município, Yasmin foi a que mais realizou questionários, enquanto Ysabelle está na quarta posição. Ambas fizeram coleta tanto em setores urbanos quanto em áreas rurais. Em locais mais distantes do centro de Ribeirão, o acesso aos domicílios exige mais das recenseadoras. "Em alguns trechos, o carro do IBGE não chega e temos de continuar o caminho a pé, mas o saldo do trabalho no censo é positivo, mesmo com essas dificuldades", comenta Yasmin.

Outro desafio que ambas superaram é o de ter desenvoltura para explicar aos informantes a importância do censo e a missão do IBGE. “Sempre fomos muito tímidas e tivemos que melhorar nossa comunicação com as pessoas para poder trabalhar. Temos contato com histórias e pessoas diferentes a cada dia. Você percebe que não conhece direito nem o local onde mora. É muito gratificante ouvir recenseadores falarem do quanto cresceram como pessoas e profissionais com essa experiência, tanto que alguns quiseram trabalhar no censo novamente”, pontua Ysabelle.

Yasmin, por sua vez, lembra de uma história que a comoveu. “No bairro Beira-Rio, aqui em Ribeirão, encontrei uma senhora que era catadora de lixo e morava sozinha. Ela me tratou muito bem e me ajudou bastante a realizar meu trabalho nessa comunidade, pois tinha esperança de que o censo melhorasse a vida dela”.

O trabalho de Yasmin e Ysabelle também é reconhecido pelos seus superiores. "As duas são muito esforçadas e pretendemos mantê-las até o fim do Censo, caso queiram continuar", elogia o coordenador de área de Escada, Wellington Bezerra, que também inclui o município de Ribeirão.

Mais notícias deste Estado