SES/PE realiza mutirão de coleta do Censo 2022 no maior complexo prisional de Pernambuco

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2022 15h13 | Atualizado em 06/11/2022 23h15

A coleta do Censo Demográfico 2022 avança em Pernambuco com o início das atividades censitárias no Complexo Prisional do Curado, o maior do estado, que faz parte da área Recife I. O local conta com três unidades prisionais: o Presídio Juiz Antônio Luís Lins de Barros, o Presídio Aspirante Marcelo Francisco Araújo (PAM) e o Presídio Frei Damião de Bozzano. A coleta está sendo realizada por meio de mutirão, com um recenseador para cada estabelecimento penal.

O recenseador Gabriel Souza começou seu trabalho no PAM em 13 de outubro e está coletando as informações de 1.800 detentos em registros administrativos. Por questões de segurança, o servidor não tem contato com os presos. "Confesso que fiquei um pouco temeroso no começo, mas fomos muito bem recebidos pela direção e pela equipe do presídio. É uma experiência nova, estou até gostando. O trabalho tem sido tranquilo e os registros e arquivos são muito bem organizados".

Este é o quinto setor de Gabriel, cujos quatro setores anteriores se localizavam em bairros e aglomerados subnormais próximos ao Complexo Prisional do Curado, localizado na zona oeste do Recife. Para o recenseador, o Censo tem uma dimensão que supera, e muito, a contagem populacional. "Muitas pessoas acham que vamos de porta em porta simplesmente para saber quantas pessoas tem nas casas brasileiras, mas fazemos um retrato de como vive a população".

Os presídios se enquadram na categoria Domicílios Coletivos com Morador (DCCM), que englobam os locais de moradia nos quais os habitantes estão sujeitos a normas administrativas. O gerente do PAM, Fabiano Augustus Azevedo, responsável por receber o recenseador, elogiou a iniciativa do IBGE. "É importante não deixar ninguém para trás na contagem, incluindo a pessoa privada de liberdade".

Mais notícias deste Estado