IBGE realiza ações de conscientização sobre o Censo 2022 na Paraíba

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/11/2022 11h31 | Atualizado em 03/11/2022 11h31

Em busca de contornar as recusas e a falta de retorno após as abordagens em que há morador ausente, servidores da Superintendência Estadual do IBGE na Paraíba realizaram uma série de ações de divulgação do Censo Demográfico 2022, entre o final de setembro e ao longo da primeira quinzena de outubro. As iniciativas de conscientização ocorreram principalmente na capital paraibana.

A primeira ação ocorreu no Terminal de Integração de ônibus e no Parque Sólon de Lucena, a Lagoa, situados no Centro da cidade, das 6h45 às 8h30 do dia 7 de outubro. Com o apoio de servidores da Agência João Pessoa I, foi feita uma panfletagem nesses locais, com a fixação de cartazes em todas as estações do terminal.


Panfletagens foram realizadas em diferentes horários e locais, visando alcançar diferentes públicos

De acordo com o coordenador de divulgação do Censo no estado, Jorge Alves, o objetivo da estratégia foi atingir públicos de diferentes áreas da cidade. “Centenas de pessoenses, de praticamente todos os bairros da cidade, passam por esses lugares todos os dias. Com a ação nesse horário, conseguimos um alcance ainda maior e esperamos lembrar a população de que o Censo está em campo e de que é necessário participar da pesquisa. Além disso, também contamos com 10 ônibus adesivados circulando pela capital, o que reforça a mensagem que queremos passar”, explicou.

Já no fim da tarde da quinta-feira (13), a mesma ação foi realizada nas orlas de Tambaú e Cabo Branco, com o auxílio de servidores da Agência João Pessoa II. Nesse horário, a calçada recebe, além dos turistas, moradores da região que buscam um espaço para realizar atividades físicas ou simplesmente passear. Esses bairros são considerados áreas nobres da cidade e têm sido desafiadoras para os recenseadores.

Outro caminho adotado pela Superintendência foi a parceria com instituições de ensino. Dos dias 11 a 25 de outubro uma equipe de servidores visitou diversas instituições de ensino. Em alguns casos, foram entregues panfletos do Censo Demográfico, para serem distribuídos pelos funcionários entre as turmas do Ensino Médio, enquanto em outros foram agendados horários para que servidores do IBGE passem nas salas de aula.

Além do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a ação foi realizada principalmente nos colégios localizados nas regiões em que os recenseadores têm enfrentado mais dificuldades. Os cartazes também foram entregues nas faculdades particulares da capital.

Subárea de Pombal promove palestras para alunos do ensino médio

Nos dias 14 e 22 de setembro, a coordenação de área de Pombal, no interior do estado, promoveu palestras para estudantes do ensino médio. As apresentações ocorreram na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e no Colégio Menino Jesus, respectivamente.


Palestras receberam avaliações positivas dos professores e alunos

O roteiro da explanação buscou explicar as diferenças entre o Censo Demográfico e pesquisas amostrais, a metodologia utilizada, os tipos de questionário e a importância das informações levantadas.

“Mencionei todos os temas abordados nos questionários e a necessidade de cada um desses fazer parte do Censo. Expus também informações sobre o portal IBGEeduca ao final da palestra, mostrando o acesso e os conteúdos disponíveis para fins educativos. As turmas foram bem participativas, relataram seus contatos com os recenseadores, fizeram muitas perguntas, mostraram curiosidade sobre o Censo e a importância da pesquisa para o país”, relatou João Paulo Santana, coordenador de uma das subáreas.

O professor Alenilson Nobre, que recebeu o IBGE em uma das turmas, afirmou que a palestra mudou o conceito que muitos tinham sobre o Instituto. Já a professora Mônica Oliveira ressaltou que o encontro foi muito proveitoso. “As informações foram passadas de forma clara e precisa, indo de encontro a várias temáticas abordadas em sala de aula, no que diz respeito à importância do órgão para o país, como as questões relacionadas à realidade da população brasileira”, disse.

Mobilização para o feriadão em Campina Grande

Em Campina Grande, o período de 8 a 12 de outubro se tornou um grande feriado e, assim, foi visto pela coordenação de área como uma oportunidade para encontrar as pessoas em casa. Com isso, um grupo de recenseadores foi mobilizado para atuar de forma especial nessas datas, enquanto a divulgação junto aos veículos de comunicação locais foi reforçada. O objetivo foi conscientizar a população para que recebesse as equipes do IBGE e participasse da pesquisa.

Mais notícias deste Estado