UE Pará inicia treinamento de multiplicadores para Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

11/04/2022 14h08 | Atualizado em 11/04/2022 14h08

A Unidade Estadual do IBGE no Pará iniciou, na manhã da segunda-feira, dia 4, o ciclo de treinamentos para multiplicadores do Censo 2022. O evento está sendo realizado na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), onde são treinados 22 servidores. Todos os coordenadores estaduais do Censo participam do evento, além de representantes de cinco agências do interior do estado e de um servidor do IBGE lotado no Rio de Janeiro, que participa como observador.


Rony Cordeiro, chefe da UE Pará, na abertura do treinamento para o Censo 2022, em Belém

Na abertura, o chefe da UE Pará, Rony Helder Cordeiro, deu boas vindas aos presentes e agradeceu a EGPA pela cessão da sala em que estão sendo realizadas as atividades. Agradeceu também à Coordenação Estadual de Treinamento, liderada pelo servidor Cássio Araújo. “É uma grande satisfação darmos início à cadeia de treinamento técnico do Censo Demográfico, em nosso estado. Nosso empenho em oferecer uma capacitação de qualidade se refletirá na qualidade da operação censitária. E é justamente esse o nosso compromisso com a sociedade: realizar um censo de qualidade para oferecer um retrato, o mais fiel possível, do Pará e do Brasil”, ressaltou Cordeiro.

Cássio Araújo destacou a importância da parceria com a EGPA. “Graças ao espaço cedido pela Escola de Governança, estamos tendo condições de treinar a maioria dos servidores lotados em Belém. Dessa forma, conseguimos diminuir custos, trazendo ainda cinco servidores das agências de Tucuruí, Marabá, Bragança, Santarém e Capanema”, detalhou.

O Gerente de Planejamento e Gestão da UE Pará, Douglas Oliveira, destacou o treinamento como etapa fundamental para o Censo 2022. “Algo da magnitude de um censo demográfico no Brasil requer planejamento acurado. Os treinamentos são como as fundações de uma casa. E uma grande construção não se faz só! É preciso união e comprometimento desde as coordenações nacional e estaduais até recenseadores, ACM’s, ACS’s, e demais servidores diretamente envolvidos.”, resumiu.

Para o coordenador técnico estadual do Censo, Luiz Cláudio Martins, “a preparação de um censo ocorre em várias frentes: os PSS’s, os levantamentos feitos pela equipe da Base Territorial etc. Mas, sem dúvida, os treinamentos estão entre as etapas de maior relevância. São o 'alicerse' para a formação das pessoas que estarão diretamente ligadas à coleta. Nesses dez dias, consolidaremos a base para caminharmos, em segurança, até a última etapa dos treinamentos”, garantiu.

Participantes

Solange Perotes, que responde pela Coordenação da Área de Capanema, falou do orgulho em ter sido escolhida para participar do treinamento. “É honroso compor a equipe apontada para estar aqui. Somos quem vai trabalhar a multiplicação dos conceitos e metodologias definidas para a coleta de do tão esperado Censo Demográfico 2022”, disse ela. “Garantimos a qualidade através da comunhão de conhecimento, saberes e vivências entre as equipes do quadro permanente do IBGE e a multidão de censitários classificados e contratados para ‘a maior cobertura com a melhor qualidade’”.


Primeiro Treinamento de Multiplicadores para o Censo 2022, em Belém (PA)

Para o coordenador de Área em Itaituba, Wellington Costa Pereira, o treinamento presencial é “uma oportunidade excelente de qualificação para um censo demográfico tão esperado, num período em que muitas pessoas sofreram e perderam entes queridos”. Graças ao evento, Wellington garante estar “preparado para o desafio de fazer do Censo 2022 uma realização pessoal e profissional para benefício da sociedade”.

A chefe da agência do IBGE em Tucuruí, Mirna Tavares Silva, também participa do treinamento. Sobre o Censo 2022, Mirna se diz “motivada e orgulhosa em participar”. Porém, destacou que são muitos os desafios impostos pela tarefa de planejar um censo, “em tempos de pandemia e restrições financeiras”. Para Mirna, “o treinamento vem para amenizar os medos e anseios, diante dos desafios”. Sobre a qualidade do material utilizado no treinamento, Mirna garantiu que é o melhor que já viu na instituição, “em termos de beleza e qualidade técnica”.

Ezequiel Pereira de Araújo, da Área de Marabá, lembrou a importância em sanar dúvidas durante o treinamento, para que as informações possam ser repassadas de forma eficiente, no próximo treinamento, “onde teremos pessoas com níveis variados de experiências em termos de censo”. Paulo de Freitas, da Área de Bragança, também aponta o treinamento como “ponto chave” para “propor ajustes, melhorias ou mesmo traduzir questões complexas em algo acessível aos recenseadores”. Paulo também elogiou o material utilizado no treinamento, “do layout dos slides à clareza dos vídeos de apoio... Apesar de tratar de temas extensos e complexos, os conteúdos são diluídos ao longo dos dias, reduzindo carga e desgaste. Isso certamente fará diferença nas etapas para agentes censitários e recenseadores”, aposta Paulo.

O primeiro treinamento do ciclo de formação de multiplicadores para o Censo 2022 segue até o próximo dia 14. O próximo será no período de 3 a 13 de maio, no município de Vigia (PA), onde a UE Pará pretende reunir os 70 coordenadores de área e subárea de todo o estado.

 

Mais notícias deste Estado