Presidente do IBGE participa da REPAC Estadual de Mato Grosso

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/04/2022 15h42 | Atualizado em 13/04/2022 16h59

A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso realizou a 1ª Reunião Estadual de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC) com a presença de diversas autoridades, na manhã desta terça-feira (5-4-2022), no auditório Licínio Monteiro, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O Presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, participou do evento.

Em sua fala, Rios Neto destacou as ações do IBGE durante a pandemia, inclusive com a criação da PNAD Covid (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Covid) --que durou sete meses e foi a primeira pesquisa a mostrar que o auxílio emergencial alterou a distribuição de renda--, e a importância da realização do Censo. “O Censo é a maior operação civil que uma nação pode ter, ainda mais em um país com dimensões continentais como o Brasil. A gente tem no Brasil 200 mil trabalhadores temporários que, de um dia para o outro, se tornam ibegeanos”, revela.

O presidente explicou sobre o orçamento do Censo e deixou claro que conta com o apoio das instituições parceiras. “O empreendimento do Censo envolve as três esferas de poder porque o Censo não é do IBGE, o Censo é de uma sociedade.” Ele ainda lembrou que o IBGE vai captar as coordenadas de todos os domicílios do Brasil.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, disse que todos têm que se envolver e participar do Censo e agradeceu a visita do presidente do IBGE e pelo apoio. “A importância que o senhor está dando para Mato Grosso. O primeiro estado que o senhor está vindo [participar da REPAC Estadual]. Então, em nome do Parlamento, em nome do povo mato-grossense, nós agradecemos muito ao senhor”, diz.

“Sem o Censo, nós ficamos sem rumo. O Censo é muito importante para o governo criar suas políticas, para fazer suas avaliações, principalmente, a longo prazo. Não tem como você planejar se você não conhecer a sua população, não conhecer o seu povo, não conhecer as necessidades, não conhecer as necessidades econômicas e sociais que o povo vive. Para isso, não tenho dúvida nenhuma de que o Censo é fundamental para nós”, concluiu Botelho.

Luis Alberto Nespolo, presidente da Ager-MT (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso), representou o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, elogiou a atuação do IBGE e saudou o presidente Eduardo Rios Neto: “Gostaria de dizer que a Ager é sua cliente e se sentiu agraciada de poder fazer tratativas com a sua equipe na questão de fluxos logísticos dentro do estado para poder permear bons resultados de polos. Estamos em um trabalho conjunto fantástico. Sempre fui admirador do IBGE, na vida privada, na vida acadêmica e, agora, não diferente, também na vida pública”, conta.

O Coordenador Operacional do Censo em Mato Grosso, Francisco Vieira da Silva, fez uma apresentação em que tratou de explicar os objetivos da REPAC, informações referentes à coleta de dados em Mato Grosso, com as áreas e subáreas do estado, áreas indígenas e quilombolas, o sigilo das informações estatísticas, a base territorial, a equipe, os postos de coleta e o treinamento dos novos funcionários.

A Chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, o Presidente do IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Márcio Puga, e o Presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Neurilan Fraga, o Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas (SEPLAG), Sandro Brandão, completaram a mesa de autoridades.

O evento reuniu ainda a Gerente do TransformaGov em Mato Grosso (do Ministério da Economia), Iluska Kaltenecker, a vereadora Edna Sampaio, além de representantes do deputado Max Russi, da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Fazenda de Cuiabá, Secretaria de Turismo de Cuiabá, Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), Defesa Civil, Capitania dos Portos, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e da empresa Regularize.

Mais notícias deste Estado