Ceará finaliza suas 184 Repacs com bons resultados

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/03/2022 12h43 | Atualizado em 22/03/2022 12h43

O Ceará finalizou neste mês de fevereiro a primeira fase das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (Repacs) em todos os 184 municípios. As Repacs fazem parte de uma série que contará com o mínimo de três reuniões por município. As primeiras, já realizadas, acontecem antes do início do Censo. A segunda rodada ocorrerá durante a coleta, e a terceira, na fase final do processo, quando serão divulgados alguns dados preliminares.

Mais de 90% das Repacs do Ceará haviam sido cumpridas ainda em 2021, restando apenas 14 municípios para serem abordados em 2022. “No Ceará, o trabalho com comprometimento e o rigor no cumprimento dos prazos estipulados são as principais ferramentas utilizadas pelos coordenadores de área e subárea para o sucesso da operação”, destaca Vanessa Vasconcelos, técnica em Informações Geográficas e Estatísticas e Coordenadora Estadual das Repacs no Ceará.

Mais 14 Repacs realizadas em 2022 no Ceará

Em 2022, foram realizadas as últimas Repacs do estado, agora nos municípios de Alto Santo, Potiretama, Maranguape, Eusébio, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Tabuleiro do Norte, Quixeré, São João do Jaguaribe, Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Paraipaba. Com todos os editais para os certames já lançados em 2022, as Repacs realizadas nesses 14 municípios foram ainda mais ricas em conteúdo sobre o Censo.

 

Algumas Repacs realizadas em 2022

 

Com a presença de cinco secretários e do chefe de gabinete, a Repac de Alto Santo teve como um dos temas os PSS do Censo, com o município se comprometendo a ajudar na divulgação. E, imediatamente após a reunião, já foi feita uma gravação em vídeo da equipe do IBGE falando sobre os processos seletivos, o qual foi postado nas mídias sociais do município

.

Repac em Alto Santo-CE

 

Em Potiretama, a reunião contou com a presença de cinco vereadores e cinco secretários municipais. A Secretária de Saúde, Karla Karine Porto, garantiu o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde na divulgação e realização do Censo, disponibilizando esses profissionais para acompanharem os recenseadores quando necessário.

 

Repac em Potiretama-CE.

 

Na Repac em Quixeré, assim como em todos os municípios, foi apresentado e confirmado o local do posto de coleta do município, que também será o espaço para a realização dos treinamentos da equipe de recenseadores.

 

Repac em Quixeré-CE.

 

Já em Tabuleiro do Norte, os representantes se comprometeram a dar suporte ao IBGE, tanto com disponibilização de espaço com infraestrutura adequada para a realização dos treinamentos da equipe, como também com a cessão de transporte, caso necessário o deslocamento.

 

Repac em Tabuleiro do Norte-CE.

 

Ceará conquista importantes apoios

Encerrada a primeira fase das Repacs no Ceará, “o sentimento é de dever cumprido”, comemora a Coordenadora Estadual, Vanessa Vasconcelos. Assim como nas Repacs de 2021, os coordenadores de área e CCS estiveram em cada um dos municípios, onde puderam entrar em contato com as lideranças e garantir o apoio necessário para as próximas etapas da maior pesquisa nacional, o Censo 2022.

Em Juazeiro do Norte, maior município do interior do estado, a Repac foi realizada ainda em outubro do ano passado. Na ocasião, Josineide Lima, representante da Secretaria de Articulação da Prefeitura Municipal, garantiu a parceria com o IBGE: “A prefeitura facilitará o transporte de recenseadores no município e cederá local para a instalação do posto de coleta.”

 Em Aracati, município da mais nova agência do IBGE no Ceará, a Repac foi realizada em dezembro de 2021. A prefeitura municipal, na pessoa de Ana Meire Jucá, secretária de Planejamento e Administração, confirmou apoio na realização do Censo: “Serão oferecidos meios para a divulgação da operação e apoio no transporte de recenseadores nos casos onde seja necessário.” Além disso, foi firmado apoio para a realização da etapa de treinamentos, com cessão de espaço.

Também em dezembro foi realizada a Repac em Cascavel, reunião na qual o chefe de gabinete, Alberto Ramires da Costa Filho, também garantiu colaboração: “A Prefeitura Municipal é o principal apoio local para a realização do Censo. Firmamos parcerias para divulgação das etapas do Censo, cedemos espaço para instalação do posto de coleta e local para treinamentos das equipes.”

Próximos passos do Censo 2022

A Coordenadora Estadual das Repacs destacou como essenciais essas reuniões nos municípios: “Assim como as Comissões Municipais de Geografia e Estatística, antigas CMGES, que ocorreram até o Censo Agropecuário de 2017, as Repacs estão sendo de grande importância nas etapas iniciais do Censo. E tenho certeza de que serão em todas as etapas”.

Com a finalização desta etapa, o Ceará se prepara para a fase de treinamento, quando os servidores do IBGE são capacitados a conhecer os questionários e detalhes da operação. Posteriormente, esses servidores treinarão os recenseadores para a coleta. No percurso para o Censo 2022, o apoio de gestores municipais conseguido através das Repacs se mostra cada vez mais necessário, e o Ceará segue bem adiantado nessa caminhada.

Mais notícias deste Estado