UE/GO firma parceria com Instituições de Ensino e garante todas as salas para treinamento da capital

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/03/2022 12h24 | Atualizado em 22/03/2022 12h24

A etapa de treinamento e seleção dos recenseadores é uma das mais importantes para a execução do Censo 2022. Ela capacita e qualifica aqueles que participarão diretamente do trabalho em campo, batendo às portas das residências e entrevistando seus moradores.

Organizar essa etapa é um desafio para todas as UEs, pois envolve conquistar espaço físico para um grande contingente de pessoas, sem extrapolar os exíguos limites orçamentários e assegurando todas as medidas sanitárias exigidas no combate à pandemia. Só em Goiânia, por exemplo, serão treinados 1.400 recenseadores, que devem, a partir de 1º de agosto, entrevistar os mais de 1,5 milhão de habitantes da cidade. Por esse motivo, as parcerias firmadas em fevereiro com o Instituto Federal de Goiás e o Centro Universitário Universo representam um grande avanço. As duas instituições gentilmente cederam, sem custos, o quantitativo de salas suficiente para a realização da etapa de treinamento.

 

Em visita realizada no dia 18 de fevereiro, os coordenadores operacional, Daniel Oliveira, de treinamento, Vanessa Lopes, e de divulgação, Hugo Oliveira, oficializaram a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), visando à cessão de 48 salas.

Na ocasião, foram recebidos pela reitora, professora Oneida Cristina Irigon, por sua assessora de gabinete, Gérley Cardoso, e pelo professor João Cortes, que se mostraram muito solícitos e dispostos a auxiliar no que for possível. Reforçaram ainda a importância do Censo Demográfico e do trabalho do IBGE para a sociedade, bem como para a academia.

Já no dia 22 de fevereiro, os coordenadores e o chefe da UE/GO, Edson Roberto Vieira, visitaram o Centro Universitário UNIVERSO. Foram bem recebidos pela diretora, professora Eliane Alves de Moura, e pela assessora de pesquisa e extensão, professora Cristina Dias de Souza Figueira, que confirmaram a cessão de onze salas para treinamento dos CCS, ACM e ACS, e outras, caso seja necessário.

Com esses acordos, a UE/GO garante a totalidade de salas necessárias para o treinamento de todos os servidores temporários que atuarão em Goiânia. Além deste grande apoio, o IFG analisará ainda a possibilidade de cessão de uma sala para posto de coleta na capital e de salas para treinamento em campos de mais quatro municípios do estado (Águas Lindas de Goiás, Senador Canedo, Uruaçu e Jataí).

Mais notícias deste Estado