Ceará realizou mais de 90% das Repacs no último trimestre de 2021

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

11/03/2022 09h57 | Atualizado em 11/03/2022 09h57

Ceará disparou na realização da primeira fase das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (Repacs). Em apenas um trimestre, foram 170 reuniões realizadas, das 184 previstas. Com isso, o IBGE alcançou, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021, quase 93% dos municípios cearenses.

A primeira rodada de Repacs já havia sido realizada em 2020. Porém, com o adiamento do Censo para 2022, precisaram ser refeitas. Mas o Ceará não teve dificuldade em retomar as reuniões, com as equipes em todas as áreas e subáreas rapidamente se mobilizando para a operação. 

Sessenta municípios realizaram Repacs em outubro

Logo no primeiro mês da retomada, o Ceará promoveu 60 Repacs, as quais foram sediadas nos municípios de: Paracuru, Milagres, Abaiara, Ipu, Irauçuba, Porteiras, Granjeiro, Uruburetama, Ipueiras, Itapajé, Graça, Pires Ferreira, Jardim, Jaguaretama, Hidrolândia, Cruz, Jaguaribara, Tejuçuoca, Varjota, Pindoretama, Pereiro, Aurora, Missão Velha, Pacoti, Groaíras, Ubajara, São Luís do Curu, Uruoca, Barbalha, Iracema, Cariré, Carnaubal, Lavras da Mangabeira, Tianguá, Caucaia, Caririaçu, Reriutaba, Santana do Cariri, Farias Brito, Guaiúba, Penaforte, Marco, Crato, Senador Sá, Nova Olinda, Arneiroz, Ibiapina, Ereré, Martinópole, Brejo Santo, Croatá, Mauriti, Juazeiro do Norte, Morrinhos, Tururu, Nova Russas, Viçosa do Ceará, Barro, Tamboril e Jati.

 

Registros de algumas das Repacs realizadas em outubro de 2021 no Ceará.

Realizada no dia 10 de outubro, a Repac em Cruz abordou, segundo o Coordenador Censitário de Subárea (CCS) João Carlos Peixoto, além das informações sobre a coleta e a equipe censitária, também a base territorial do município e as alterações dos limites com as localidades vizinhas. Na reunião estiveram presentes representantes de quatro secretarias, além de chefe de gabinete, assessora de imprensa e um vereador do município.

 

Repac em Cruz-CE.

Já no dia 26 de outubro, foi realizada a Repac de Arneiroz, que contou com a presença de quatro secretários, além de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. De acordo com a CCS Regina Umbelina, como resultado do encontro, foi firmada parceira para divulgação dos processos seletivos do IBGE e realização do Censo 2022.

 

Repac em Arneiroz-CE.

Mais 82 Repacs só em novembro

Novembro foi o período mais produtivo para o Ceará: foram 82 Repacs realizadas. Algumas subáreas inteiras foram concluídas nesse mês. Foi o caso da Subárea de Quixeramobim, onde foram realizadas reuniões nas cidades de Milhã, Pedra Branca, Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro, além da própria Quixeramobim. De acordo com o CCS Hugo Deleon Monteiro, foram firmadas parcerias em todas essas Repacs, em relação à divulgação dos PSS, ao apoio de infraestrutura (local, equipamentos etc.) na realização dos treinamentos, além de suporte logístico para realização da coleta.

 

Registros das Repacs da Subárea de Quixeramobim-CE.

Acaraú, Jijoca de Jericoacoara e Itarema, todas da mesma subárea (Acaraú), também foram contempladas com Repacs em novembro. Segundo o CCS João Carlos Peixoto, as reuniões abordaram informações sobre a coleta, a metodologia do IBGE, a equipe censitária, além de buscar parcerias para a divulgação do IBGEeduca, dos PSS e do próprio Censo 2022.

 

Registros das Repacs da Subárea de Acaraú-CE.

Ainda no mesmo mês, Aiuaba e mais dois municípios de sua Subárea receberam Repacs: Antonina do Norte e Catarina. Conforme a CCS Regina Umbelina, estiveram presentes nas reuniões representantes das prefeituras, secretarias, câmaras municipais, além de outros líderes de instituições locais, os quais foram chamados a apoiar a realização da operação censitária.

 

Registros das Repacs da Subárea de Aiuaba-CE.

Caridade, Itatira, Paramoti e Canindé, que fazem parte da Subárea de Canindé, tiveram suas Repacs também em novembro. Segundo o Coordenador de Área Carlos Nauber Araújo, nessas reuniões também foi possível tirar as dúvidas dos participantes, aproveitando para ressaltar a importância do Censo e da cooperação de todos para o sucesso da operação.

 

Registros das Repacs da Subárea de Canindé-CE.

A Subárea de Quixadá também foi alcançada, com reuniões em Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Solonópole. Conduzidas pela CCS, Monique Machado Martins, as Repacs da região trataram dos assuntos inerentes ao Censo, tendo sido fechadas parcerias de apoio e divulgação.

 

Registros das Repacs da Subárea de Quixadá-CE.

Além destes municípios citados, também receberam Repacs em novembro: Tauá, Altaneira, Ararendá, Pacujá, Frecheirinha, Camocim, Sobral, Umari, Forquilha, Novo Oriente, Guaraciaba do Norte, São Gonçalo do Amarante, Independência, Barroquinha, Moraújo, Granja, Ipaumirim, Miraíma, Tarrafas, Assaré, Alcântara, Mucambo, Ipaporanga, Quiterianópolis, São Benedito, Trairi, Chaval, Bela Cruz, Monsenhor Tabosa, Catunda, Coreaú, Massapê, Santana do Acaraú, Umirim, Itapipoca, Parambu, Salitre, Poranga, Jaguaribe, Campos Sales, Fortim, Acopiara, Itaiçaba, Orós, Araripe, Aracoiaba, Palhano, Itapiúna, Potengi, Meruoca, Baixio, Quixelô, Aratuba, Crateús, Barreira, Capistrano, Ocara, Redenção, Alcântaras, Cariús, Cedro, Saboeiro e Várzea Alegre.

O ano terminou com 28 Repacs em dezembro

Para fechar 2021, mais 28 Repacs foram organizadas em dezembro no Ceará. Foi a vez dos municípios de Beberibe, Mulungu, Mombaça, Santa Quitéria, Quixadá, Piquet Carneiro, Guaramiranga, Amontada, Boa Viagem, Palmácia, Madalena, Baturité, Chorozinho, Icapuí, Aquiraz, Acarape, Jaguaruana, Pacatuba, Maracanaú, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Aracati, Icó, Cascavel, Fortaleza, Iguatu e Jucás.

 

Registros de algumas das Repacs realizadas em dezembro de 2021 no Ceará.

A reunião em Quixadá, dirigida pela CCS Monique Machado Martins, ocorreu no dia 2 de dezembro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde foram assumidos compromissos de apoio e divulgação do Censo e dos processos seletivos.

 

Repac em Quixadá-CE.

No mesmo dia, foi realizada também a Repac em Santa Quitéria. De acordo com informações do Coordenador de Área Carlos Nauber Araújo, foram tratados na reunião assuntos relativos aos preparativos para o Censo, como a realização dos processos seletivos e sua divulgação, os treinamentos das equipes que irão trabalhar e o apoio para a instalação dos postos de coletas.

 

Repac em Santa Quitéria-CE.

 Finalizadas as reuniões de dezembro, o Ceará atingiu um total de 170 Repacs realizadas, restando apenas 14 para serem feitas no ano de 2022. Para a Coordenadora Estadual das Repacs no Ceará, Vanessa Vasconcelos, o resultado positivo é fruto do compromisso no cumprimento dos prazos por parte dos coordenadores cearenses.

Mais notícias deste Estado