IBGE garante assento na Marcha a Brasília, em abril

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

15/03/2022 09h11 | Atualizado em 15/03/2022 09h16

O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, terá assento na Sessão Solene de Abertura da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios , onde falará sobre o Censo Demográfico 2022. A Marcha será de 25 a 28 de abril, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Distrito Federal. Reunirá gestores públicos de todo o país em torno do debate e da reflexão de questões que influenciam diretamente o cotidiano dos Municípios e suas administrações. Rios Neto recebeu - e aceitou - convite oficial do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Esse é o mais um passo importante a favor do Censo 2022. Em agosto de 2021, o presidente do IBGE fez a primeira reunião com o presidente da CNM para tratar da operação censitária. Rios Neto e Ziulkoski se comprometeram em trabalhar juntos para garantir a maior cobertura com a melhor qualidade. O presidente do IBGE solicitou o apoio das prefeituras, especialmente em termos de cessão de espaços para instalação dos Postos de Coleta, transportes e divulgação do Censo. O presidente da CNM assegurou que as equipes do IBGE poderão contar com os esforços necessários, não só nos municípios, mas também em Brasília - caso agora da Marcha.

Os dois presidentes concordaram em estreitar cada vez mais as parcerias entre o IBGE e a CNM. Um dos laços fortes desse relacionamento institucional é o Seminário CNM Qualifica, que já capacitou mais de 800 participantes*. Pelo programa, agentes municipais assistem a apresentações de profissionais do IBGE, que oferecem conteúdo voltado a servidores e gestores das prefeituras. O curso, no modelo de Ensino à Distância (EAD), aborda os principais aspectos do Censo Demográfico, o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) e outros temas censitários importantes.

Mais notícias deste Estado