Teste do Censo na BA: Morador de Amaralina, coordenador Operacional recebe a visita do recenseador

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

24/11/2021 15h24 | Atualizado em 06/12/2021 17h39

“Foi a materialização dos nossos esforços e compromissos com o Censo 2022”. Com essas palavras, Francisco Brito, mais conhecido como Chico, descreveu a sensação de receber a visita do recenseador do IBGE na tarde da sexta-feira, 12/11/2021.

Coordenador Operacional do Censo Demográfico na Bahia, Chico mora há mais de 40 anos no bairro de Amaralina, em Salvador, onde está sendo realizado o Teste do Censo 2022.

Chico recebeu a visita do recenseador durante a realização do Teste do Censo em Amaralina

Ele recebeu, em seu apartamento, a visita de Brazantônio Júnior, coordenador de subárea (CCS) que está atuando como recenseador no teste. Porém, apesar disso, Chico ainda não pode ser considerado recenseado.

Ele explica: “Combinando com o coordenador Técnico, eu fiz a opção por responder pela Internet, justamente para verificar alguns pontos que a gente talvez não veja com muita frequência aqui no bairro. Por exemplo, se todas as mensagens de acompanhamento [da resposta on-line] são feitas dentro do cronograma previsto”.

Chico conta que recebeu, no momento em que informou sua opção ao recenseador, um e-mail e um SMS com o seu acesso (e-ticket) e sua senha para que ele pudesse responder o questionário pela Internet. Dois dias depois, recebeu novas mensagens, avisando que ele ainda não havia respondido.

Segundo Chico, em seu prédio, foi realizada uma mobilização junto ao síndico para a melhor divulgação do Teste do Censo entre os moradores, o que permitiu o sucesso da operação no local.

“Junto aos vizinhos, está tendo uma receptividade muito boa. Muitos me dizem ter curtido a sensação de fazer parte dessa contagem feita pelo IBGE. Aliás, tenho tido feedbacks muito positivos em todo o bairro, com muitas pessoas ajudando nessa divulgação”, festeja.

Mais notícias deste Estado