Teste do Censo na BA: equipe se reúne para abrir posto de coleta e “conquistar” Amaralina

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

28/10/2021 16h55 | Atualizado em 11/11/2021 18h48

Nem o mau tempo é capaz de desanimar os baianos. Isso é verdade para a população em geral e também para ibgeanos e ibgeanas no estado.

A uma semana do início do Teste do Censo 2022, com direito a chuva, vento, mas também pagode na trilha sonora, a quinta-feira, 28/10/2021, Dia do Servidor Público, foi escolhida para a abertura do posto de coleta em Amaralina e para um encontro de ajustes finais com a equipe da Unidade Estadual da Bahia (UE/BA).

Tudo sob o olhar carinhoso da Baiana Azul, obra do renomado artista Bel Borba, que é o símbolo do Teste no estado.

Equipe que vai atuar no Teste do Censo 2022, no bairro de Amaralina/BA, posa com a Baiana Azul, símbolo da operação

Ao lado dela, no Largo, os coordenadores de subárea (CCS) que atuarão como supervisores e recenseadores em Amaralina olhavam mapas, faziam um primeiro reconhecimento do local e combinavam com a equipe de divulgação a produção prévia de material multimídia tanto para o próprio IBGE quanto para oferecer aos jornalistas, no dia de lançamento do Teste.

“Fincamos pé em Amaralina e vamos começar a conquistar o bairro, no melhor sentido possível da palavra. O de engajar e tornar as pessoas que moram aqui nossas parceiras. Afinal o Censo não é do IBGE, é de todos!”, afirmou a coordenadora de Divulgação, Mariana Viveiros.

CCS de Salvador estão prontos para "desbravar" e conquistar Amaralina

Do largo, enquanto a maior parte da equipe ia arrumar o posto de coleta, localizado na Secretaria de Mobilidade de Salvador (SEMOB), o chefe da UE/BA, Artur Ferreira Filho, foi se encontrar pessoalmente com o subprefeito da área que engloba Amaralina, Zilton Kruger.

Além de oferecer o espaço da prefeitura-bairro para divulgação da operação e de garantir apoio institucional ao Teste, Kruger também se entusiasmou e se comprometeu com as próximas etapas do Censo 2022 em si. E arriscou: “A população de Amaralina deve ter crescido bastante nesses pouco mais de dez anos. Vai ser importantíssimo ter os dados por bairro de Salvador neste Censo.”

"Entrega das chaves": subprefeito da área que abrange Amaralina, Zilton Kruger (centro) recebe Artur Ferreira Filho, chefe da UE/BA (dir.), e Mariana Viveiros, coordenadora de Divulgação do Censo 2022 no estado (esq.)

E os censitários da UE/BA deixaram Amaralina com tudo preparado para iniciar no dia seguinte (29/10) a coleta das Características do Entorno dos Domicílios. Faça chuva ou faça sol!

Ponto de partida: posto de coleta montado em Amaralina e tudo preparado para a coleta das Características do Entorno
Mais notícias deste Estado