UE/SC e ensino superior acertam parceria para o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

27/10/2021 16h55 | Atualizado em 11/11/2021 18h38

Dando sequência à preparação do Censo 2022, a UE/SC promoveu neste mês de setembro reunião com as instituições de ensino público superior catarinenses. Tanto virtual quanto presencial, o encontro ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina. Além da própria UFSC, estiveram representadas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).
Por parte do IBGE participaram, além do chefe da UE/SC, Roberto Kern Gomes, o coordenador de treinamento do Censo, Dárcio Francisco Borges, o coordenador operacional do Censo, Fabiano Rodolfo, e a coordenadora da SDI, Sueni dos Santos.

Roberto sublinhou a importância da operação censitária, explicando ser o Censo o eixo estruturador das pesquisas amostrais do IBGE e a investigação mais completa do instituto. O Censo Demográfico 2022 permitirá, exemplificou, dimensionar fenômenos recentes como a imigração de haitianos e venezuelanos. Em Santa Catarina, será também a oportunidade de mensurar uma relevante imigração interna de paraenses. 

A evolução da pirâmide etária, acrescentou Roberto, é outro panorama fundamental trazido pelos resultados do Censo. Como esses resultados ancoram tantos conhecimentos, quanto mais distante o Brasil fica do Censo 2010, mais distante fica dessa âncora, e maior a possibilidade de ocorrer algum desvio em outros indicadores pesquisados. Quanto à execução do Censo 2022, o chefe da UE/SC destacou especificamente o desafio de os recenseadores visitarem domicílios em uma época na qual consideramos invasivo receber telefonemas em vez de mensagens de texto.

As universidades serão grandes parceiras do IBGE na realização do próximo Censo, contribuindo tanto com salas para postos de coleta quanto com divulgações, por exemplo a dos processos seletivos. Aliar-se à credibilidade das universidades, pontuou Roberto, será mais um benefício para a operação censitária.
Ao final da reunião, foi acertada a criação de grupos de trabalho junto às quatro instituições, ficando um deles responsável por determinar com agilidade a quantidade de salas que será possível disponibilizar nos campi, e outro grupo, por dinamizar as divulgações ligadas ao Censo.

Mais notícias deste Estado