Secretaria de Segurança Pública do Piauí dará suporte ao IBGE durante o Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

27/10/2021 16h55 | Atualizado em 11/11/2021 18h29

Em busca de apoio para a realização do Censo Demográfico 2022, servidores da UE/PI estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública do Piauí e a equipe dele nesta terça-feira (26). Durante o encontro, foram discutidas as possibilidades de ações preventivas e de minimização de danos, tendo em vista possíveis ocorrências de crimes contra técnicos do IBGE que estarão em campo.

O gerente de Planejamento e Gestão da UE/PI, José Tavares, iniciou ressaltando que o IBGE visita todos os domicílios do país durante o Censo Demográfico. No Piauí, moradores de aproximadamente 900 mil residências serão entrevistados por um recenseador. O coordenador técnico do Censo Demográfico no Piauí, Pedro Andrade, completou apresentando a dinâmica de trabalho das equipes de coleta e os materiais de identificação dos servidores censitários.

Gerente de Planejamento e Gestão da UE/PI, José Tavares, e o coordenador técnico do Censo no Piauí, Pedro Andrade, dialogam com o secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira.

Gerente de Planejamento e Gestão da UE/PI, José Tavares, e o coordenador técnico do Censo no Piauí, Pedro Andrade, dialogam com o secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, garantiu apoio ao IBGE e enfatizou a relevância da operação censitária. “O Censo é uma ação estratégica, importante e que não pode mais ser adiada”, afirmou. “Vamos colaborar, dentro das possibilidades e com a logística que possuímos, para que as pessoas que irão captar as informações tenham o mínimo de segurança”, pontuou.

Entre as formas de colaboração propostas durante a reunião, está a oferta de um mapa personalizado por setores censitários com os dados sobre criminalidade. Além disso, foi discutida a possibilidade de que equipes da Polícia Militar façam rondas em regiões com restrições de segurança durante a atuação dos recenseadores nesses locais. Os especialistas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) ainda indicaram algumas ações preventivas que podem ser adotadas pelo IBGE.

Além dos já citados, estiveram presentes ainda, representando o IBGE: o coordenador de Divulgação do Censo no Piauí, Eyder Mendes, e a analista censitária de jornalismo, Camila de Oliveira. Da equipe da SSP/PI, participaram também: o diretor de Inteligência Estratégica, delegado Carlos César, e o coordenador do Núcleo de Estatística, delegado João Marcelo.

 

Reunião na SSP/PI

Da esquerda para a direita: coordenador técnico do Censo no Piauí, Pedro Andrade; coordenador de Divulgação do Censo no Piauí, Eyder Mendes; secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira; diretor de Inteligência Estratégica da SSP/PI, delegado Carlos César; gerente de Planejamento e Gestão da UE/PI, José Tavares. 

Mais notícias deste Estado