Secretária de Educação do RS garante apoio ao Censo 2022
21/10/2021 16h55 | Atualizado em 11/11/2021 17h48
A UE/RS realizou na última quarta-feira (20) reunião com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. No encontro, realizado por videoconferência, a titular da pasta garantiu apoio ao Censo 2022. “Sou completamente aliada e parceira. O IBGE tem uma história de qualidade a ser preservada. Como secretária de Educação tudo o que a gente faz depende dessas informações”, destacou Teixeira, que relatou ter acompanhado com preocupação as dificuldades orçamentárias para realização da operação censitária em 2021 e ressaltou sua relação de amizade e admiração pelo sociólogo Simon Schwartzman, que presidiu o IBGE na década de 1990.
"O IBGE tem uma história de qualidade a ser preservada", destacou
a secretária estadual de Educação | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
O chefe da UE/RS, José Renato Braga de Almeida, destacou a necessidade de apoio da Secretaria de Educação para os treinamentos dos profissionais que trabalharão no Censo. “Temos essa difícil missão. Só em Porto Alegre são 1,7 mil pessoas a serem treinadas e 12 mil em todo o Rio Grande do Sul. Estamos retomando estes contatos para juntos retratarmos o país”, disse, relembrando que os contatos com a pasta começaram ainda na preparação do Censo em 2020.
"Estamos retomando estes contatos para juntos retratarmos o país", afirmou o chefe da UE/RS
Também estiveram presentes ao encontro o coordenador operacional do Censo no RS, Luís Eduardo Puchalski e a coordenadora de divulgação do Censo no RS, Sônia Zanotto. Por parte da Secretaria de Educação, o diretor-geral Guilherme Corte e a coordenadora de Demanda Escolar da Seduc, Salete Albuquerque.
Puchalski sugeriu como metodologia de trabalho que o IBGE possa se reunir com as coordenadorias regionais da Secretaria e que, uma vez que se tenha ciência das demandas do Instituto em todas as regiões do Estado, as agências do IBGE possam procurar estas coordenadorias em seus locais de atuação. A secretária Raquel Teixeira informou que se reúne com as coordenadorias regionais toda sexta-feira e que iria incluir na pauta o Censo 2022.
Além da cedência de espaços para treinamentos, também falou-se sobre o IBGE Educa e sua importância na divulgação do Censo entre as famílias. “Se o aluno leva a informação para casa é uma maneira de ‘abrir o domicílio’, como nós dizemos”, destacou Sônia Zanotto.