Novas REPACs começam com grande repercussão em SC

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

19/10/2021 16h55 | Atualizado em 05/11/2021 01h23

Iniciado em setembro, o novo ciclo de Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) teve na primeira semana de outubro uma etapa exitosa na cidade de Joinville, com grande envolvimento do poder público e ampla repercussão do evento na mídia.

Roberto Kern Gomes, chefe da UE/SC, dá entrevista à emissora filiada da Record em SC

Um ciclo anterior de REPACs foi concluído em 2020 – antes da data originalmente prevista do Censo – nos 295 municípios catarinenses, mas com o adiamento da operação para 2022 foi iniciado uma nova rodada. As reuniões contribuem para uma realização mais efetiva do Censo.

Joinville é o município mais populoso de Santa Catarina, tendo ultrapassado o total de 600 mil pessoas (604.708) de acordo com as estimativas da população 2021.

Roberto com o prefeito de Joinville e Arlaine Lenzi, coordenadora de área do Censo 

A REPAC em Joinville, uma das primeiras do novo ciclo, ocorreu na prefeitura joinvilense, com a presença do prefeito, Adriano Silva, da vice, Rejane Gambin, dos secretários municipais, de vereadores e de representantes das universidades, da Polícia Militar e de entidades de classe.

Ao todo, cerca de 20 veículos reverberaram a reunião, estando presentes seis rádios AM e FM, cinco canais televisivos, incluindo as principais emissoras do estado, e jornais e portais da cidade. “Foi um exemplo do que deve ser uma boa REPAC, de como devemos fazer um bom evento dos trabalhos censitários”, sintetiza Roberto Kern Gomes, chefe da UE/SC.

Matéria da NSC TV, filiada da rede Globo em SC

As matérias enfatizaram não só as REPACs, mas também a aproximação do Censo 2022, sua relevância e os trabalhos preparatórios que envolvem a operação, incluindo os processos seletivos. As divulgações na mídia são cruciais para despertar o interesse pelas vagas, que em Santa Catarina totalizarão mais de 7 mil, mais de 600 delas em Joinville.

Equipe da UE/SC e da agência de Joinville na REPAC

Outro resultado concreto foi o comprometimento do poder público de Joinville. “O próprio prefeito disse que vai criar um grupo de trabalho para acompanhar o Censo e auxiliar no que for necessário – na divulgação dos PSS, no fornecimento de postos de coleta, na execução em si da operação”, celebra Roberto.

Mais notícias deste Estado