REPAC em Pindoretama consolida apoio do município ao teste do Censo 2022 no Ceará

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

18/10/2021 16h55 | Atualizado em 21/10/2021 23h00

No dia 13 de outubro, a Unidade Estadual do Ceará realizou a sua Reunião de Planejamento e Acompanhamento – REPAC, na prefeitura de Pindoretama, falando com um público composto por representantes e secretários do município sobre a importância do Censo Demográfico e do teste para o Censo que ocorrerá no Distrito de Ema em novembro deste ano.

O chefe da UE/CE, Francisco José Moreira Lopes, abriu o evento com um panorama do que seria discutido no encontro, que serviu para oferecer ao município o contato com o IBGE e com as informações produzidas para o planejamento de políticas públicas.


 

Na sequência, o coordenador de área, Paulo Alexandre, explicou os objetivos e as ações feitas em uma REPAC, com a intenção de obter a ajuda dos municípios na infraestrutura do Censo, além de dar visibilidade e transparência às ações censitárias. Apresentou também o IBGE Educa, projeto de parceria com as escolas e secretarias de educação dos municípios na divulgação do Censo desde cedo no ambiente escolar e dos materiais para trabalhar na sala de aula. A secretária da educação de Pindoretama, Gabriela Maria, foi bastante receptiva com a parceria com o IBGE na contribuição da vida escolar dos estudantes.

 

 

O coordenador censitário de subárea, Rodrigo Miguel, discorreu sobre a estrutura do Censo, postos de coletas, do apoio na divulgação dos processos seletivos, as parcerias com associações de síndicos, nos mecanismos de identificação dos agentes responsáveis pela coleta.

 

 

Foi apresentado o teste do Censo em Pindoretama, que se realizará a partir do dia 03 de novembro no distrito de Ema, com a pesquisa do entorno e da estrutura urbanística; a avaliação de sistemas, aplicativos; os tipos de coletas na forma presencial, por telefone e pela internet.

 

Encerrando as apresentações, o chefe da UE/CE, Francisco Moreira Lopes, fez os agradecimentos pela participação das autoridades locais no evento, ressaltou mais uma vez a importância do Censo, das parcerias e de toda a comunidade local para o levantamento desses dados. O chefe de gabinete, Cristiano do Nascimento, representante do prefeito, ratificou a necessidade censitária no município para o planejamento, no controle populacional e na melhoria da prestação de serviços. Também manifestou apoio logístico na divulgação do Censo 2022.

Mais notícias deste Estado