IBGE no Mato Grosso do Sul lança oficialmente o Censo 2020 com a 1ª REPAC do Estado e da Capital

| Da Redação

04/11/2019 12h26 | Atualizado em 14/11/2019 15h39

A Unidade Estadual do IBGE no Mato Grosso do Sul (UE/MS) promoveu no dia 30 de setembro, no governo do estado, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPAC) da capital Campo Grande juntamente com o lançamento da operação censitária no estado.

Primeiramente foi apresentado o vídeo promocional do Censo 2020 e logo em seguida o coordenador Alex, detalhou aos presentes o objetivo, a importância e as principais etapas da operação censitária, assim como o processo seletivo para contratação de pessoas que está em andamento.

Após a apresentação do coordenador operacional, o chefe da UE/MS, Mário Alexandre, discursou sobre a importância do apoio dos principais representantes da sociedade em todo o processo censitário. Disse ainda que toda a operação será informatizada e o trabalho de coleta monitorado por GPS. Outro pronto destacado pelo chefe da UE/MS é a realização de outras pesquisas do IBGE, como a Pesquisa Nacional de Saúde, e sobre a divulgação dos resultados definitivos do Censo Agropecuário, previsto para este mês de outubro.

Finalizando o evento, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância de ter um raio-x da população brasileira. “É necessário o engajamento de toda a sociedade. São dados extremamente relevantes para as políticas públicas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento das regiões. A qualidade da informação é essencial”, disse. Mais uma vez colocou o governo do Estado à disposição do IBGE, disponibilizando os canais de comunicação com os servidores e com a população, como por exemplo mensagens de divulgação do Censo nos portais do governo estadual e nos contracheques dos servidores.

Após a reunião diversos participantes se dirigiram aos servidores do IBGE que estavam presentes, para saber mais detalhes dos trabalhos censitários e se colocaram à disposição do IBGE na divulgação do censo e outras pesquisas em andamento.

Participaram da reunião os secretários especiais Carlos Alberto de Assis e Pedro Chaves (Relações Institucionais), Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Maria Cecília Amendola da Motta (Educação), deputado estadual Onevan de Matos, secretário-adjunto Ricardo Senna (Semagro) e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson Alves do Amaral, o Coordenador dos Assuntos indígenas de Campo Grande, João Carlos Vieira, O presidente estadual das Comunidades Quilombolas, Ramão Castro , O chefe da segurança da prefeitura de Campo Grande, Major Pedro Centurião representando o prefeitos Marcos Trad, entre outras autoridades. Por parte do IBGE, estavam presentes o Chefe da UE/MS, Mário Alexandre de Pinna Frazeto, a chefe substituta da UE/MS, Carlita Estevam de Souza, o Coordenador Operacional do Censo, Alex de Almeida Uchôas, a Coordenadora Técnica do Censo, Loide Bueno, a Coordenadora de Área de Campo Grande, Sylvia Martinez, a Assistente da Área de Campo Grande, Marta Simone, e a Coordenadora de Divulgação, Elenice Cano.

Mais notícias deste Estado