Prefeitura do Rio de Janeiro recebe a primeira REPAC da capital carioca

| Da Redação

04/11/2019 12h11 | Atualizado em 06/11/2019 08h35

Na tarde do dia 25 de setembro foi realizada, no Auditório da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC) dedicada à otimização do planejamento e operacionalização da coleta na Cidade Maravilhosa.

O evento, que contou com 115 presentes, representando as mais diversas Secretarias e Órgãos da Prefeitura, teve sua mesa diretora composta pelo Chefe da UE/RJ, José Francisco Teixeira Carvalho, acompanhado do Coordenador Nacional das REPACs, Rodrigo Cotrim, e do Presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Mauro Osório, representando o Prefeito Marcelo Crivella.

Mauro Osório do IPP, instituto de pesquisa do município, foi o primeiro a falar, destacando a importância do IBGE e principalmente do Censo para o seu trabalho, resumindo seu pensamento ao dizer que “o IBGE é uma instituição absolutamente decisiva para o Brasil”. Em seguida foi a vez de Rodrigo Cotrim explicar aos presentes a função das REPACs, bem como delinear o cronograma planejado para as reuniões.

O Chefe da UE/RJ expandiu na explicação sobre as REPACs, citando as complexidades da coleta no município do Rio de Janeiro com seus 2,6 milhões de domicílios e população estimada em mais de 6,7 milhões de habitantes, que serão entrevistados pelos 6 424 recenseadores a serem contratados.

A reunião contou ainda com apresentações do técnico Gabriel Barros sobre o trabalho desenvolvido pela Base Territorial para o Censo e do técnico Fellipe Tavares introduzindo o IBGE Educa e suas atividades específicas que visam essa que é a maior pesquisa realizada pelo Instituto.

Ao fim da reunião a troca de informações entre os participantes e os acordos firmados para cessão de espaço para postos de coleta provou o sucesso da abertura desse canal de comunicação com a sociedade.

Mais notícias deste Estado