Estimativa de remuneração do recenseador

O trabalho do recenseador não requer uma jornada diária fixa, ficando a critério dele definir o horário de trabalho. O IBGE recomenda 25 horas semanais, no mínimo, considerando-se o melhor momento para fazer contato com os moradores.

O valor da remuneração do recenseador é por produção e depende de alguns fatores, a saber:

  • o tempo diário e semanal dedicado ao trabalho;
  • o grau de facilidade/dificuldade na abordagem aos domicílios; e.
  • taxa definida pelo Superintendente Estadual e Coordenador Operacional em função do limite orçamentário e características do setor censitário.

Para calcular o valor, é necessário incluir na calculadora os dados da produção:

  • Taxa definida para o setor (informada pelo Supervisor)
  • Unidades visitadas
  • Pessoas recenseadas no questionário básico / Pessoas recenseadas no questionário da amostra
  • Quantidade de questionários básicos
  • Quantidade de questionários da amostra


Nova versão da calculadora


Optamos por desenvolver uma nova versão da calculadora e descontinuar a versão anterior após verificar que eram necessários ajustes significativos para melhor representar os valores pagos atualmente pela operação de campo. Os resultados da estimativa de produção apresentados pela primeira versão da calculadora se mostraram distantes dos valores de produção efetivamente pagos a grande parte dos recenseadores.

Dessa forma, no novo simulador abaixo, os parâmetros foram revistos de modo a melhor representar a realidade da coleta e o recenseador pode calcular a estimativa da remuneração que utiliza como base de cálculo as características de cada município, os tempos médios de duração das entrevistas e os deslocamentos durante o trabalho de coleta.

Lembramos que, por ser uma estimativa, ainda que mais ajustada à realidade da coleta, os valores apresentados na calculadora atual podem não representar fidedignamente a realidade, mas se aproximam da remuneração futura.

Bom trabalho!



Simulador

Parâmetros de Cálculo