SES/CE ministra palestra sobre o Censo na XV Semana da Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

29/05/2023 16h22 | Atualizado em 30/06/2023 18h07

O dia 29 de maio é a data em que são celebrados o Dia do Estatístico, o Dia do Geógrafo, além do próprio aniversário do IBGE. Também é nesta ocasião que o Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza anualmente a Semana da Estatística (SEST). O evento, que agora está em sua 15ª edição, contou com a participação do Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, que foi convidado a ministrar uma palestra sobre a Metodologia do Censo Demográfico 2022.


A Semana da Estatística da UFC está em sua XV edição.

“Quero agradecer ao Francisco Lopes, que está aqui representando o IBGE e aceitou o convite para fazer nossa palestra de abertura. É muito importante ter esse feedback em relação ao Censo. Está todo mundo ansioso por esses resultados”, declarou o Professor Júlio Francisco Barros Neto, Chefe do DEMA - UFC, ao introduzir o palestrante.

O Superintendente do IBGE iniciou sua fala relembrando os seus tempos de UFC. “Ingressei como estudante do curso de Estatística em 1976 e me formei em 1980, portanto já estou há 43 anos como estatístico. Também sou professor há 48 anos e dei aula inclusive aqui no curso. É sempre muito bom quando volto nessa casa”, comentou Lopes, que em dezembro irá também completar 50 anos como servidor do IBGE.


O Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, comemorou a oportunidade de estar de volta à UFC, onde se formou e foi professor.

Em uma hora de palestra, o Superintendente discorreu sobre vários detalhes do Censo Demográfico, explicando conceitos como questionários, setores censitários, DMC, áreas e subáreas, etc. Também fez uma reflexão sobre a relevância dos dados produzidos pelo IBGE tanto do ponto de vista estatístico e geográfico, mas também social como um todo: "O IBGE tem a função de retratar o Brasil para o exercício da cidadania. Ontem a gente conseguiu finalizar o Censo Demográfico 2022. E já temos data para a divulgação: 28 de junho de 2023. Quando o resultado do Censo sair, vai gerar políticas públicas que vão melhorar a vida dos cidadãos brasileiros."

Os dois dias de evento (29 e 30 de maio) terão, além da apresentação da Superintendência do IBGE no Ceará (SES/CE), outras palestras voltadas a discutir o tema ‘Estatística e Ciência de Dados’. A XV Semana da Estatística é um evento presencial e gratuito, promovido pelo DEMA, juntamente com o Programa de Educação Tutorial do curso de Estatística (PET Estatística UFC), o Centro Acadêmico XXIX de Maio (CAEST) e a Empresa Júnior de Estatística (GAUSS).


Além da palestra sobre a metodologia do Censo, o evento terá outras apresentações sobre Estatística e Ciência de Dados.
Mais notícias deste Estado