Municípios cearenses realizam terceira rodada de Repacs

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/05/2023 21h41 | Atualizado em 03/05/2023 21h41

Com a proximidade do encerramento do Censo, muitos municípios cearenses já finalizaram a coleta domiciliar. Com isso, a Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE) está realizando agora a terceira fase das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (Repacs). Até esta terça-feira (2), já foram realizadas reuniões de finalização do Censo em 149 dos 184 municípios do estado, o que representa mais de 80% do total.

 3A REPAC 1

Imagens da terceira fase de Repacs do Ceará

As Repacs fazem parte de uma série que conta com o mínimo de três reuniões por município. As primeiras foram realizadas antes do início do Censo, para o planejamento da operação e o angariamento de apoios para a sua realização. A segunda rodada ocorreu já durante a coleta, promovendo o acompanhamento e aperfeiçoamento dos trabalhos. Agora, marcando a fase final do Censo, está ocorrendo a terceira etapa de Repacs, com a avaliação do processo e a apresentação de alguns dados preliminares. Além dessas três reuniões obrigatórias, podem ocorrer também Repacs extraordinárias, de acordo com a necessidade de cada município.

Todas as reuniões de acompanhamento do Censo são organizadas e conduzidas pelos Coordenadores de Área e de Subárea do Censo em cada região do estado, sob a supervisão da Coordenadora Estadual das Repacs, Thais Moura. As Repacs reúnem representantes de cada município, sejam estes prefeitos, chefes de gabinete, vereadores, secretários, servidores etc. além de membros de instituições públicas e privadas e de organizações da sociedade civil.

Terceira Repac em Caucaia

Na manhã do dia 25 de abril, foi realizada no Auditório da Câmara de Vereadores de Caucaia-CE a terceira Repac do município, contando com a presença de Agentes Censitários Municipais (ACM), Agentes Censitários Supervisores (ACS) e recenseadores que estão atuando na região. Entre os participantes externos, estiveram membros do gabinete da prefeitura, das secretarias municipais de saúde e de educação, da câmara de vereadores, além de representantes do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) no Ceará.

 CAPA 3A REPAC

Terceira Repac de Caucaia-CE

A reunião iniciou-se com a fala do Coordenador de Área Luciano Oliveira, que de imediato destacou que a cobertura do município foi finalizada com o encerramento da coleta regular do Censo em fevereiro. “Todos os setores de Caucaia já foram visitados. Agora estamos trabalhando na melhoria da qualidade dos indicadores. Os domicílios nos quais não foi realizada entrevista estão sendo revisitados. Nosso objetivo é que a taxa de não-resposta de Caucaia fique abaixo de 5%, o que está bem perto”, ressaltou o Coordenador, que reforçou o pedido de apoio para a finalização da etapa de apuração do Censo no município.

Em seguida, o Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, fez sua fala explicando a mudança sociodemográfica pela qual o país vem passando: “A população brasileira vem apresentando, por um lado, uma diminuição das taxas de fecundidade e de natalidade, e, por outro, um aumento da taxa de mortalidade e da expectativa média de vida. Pelos métodos estatísticos, isso indica que a população se mantém, mas ela não cresce mais. Os estudiosos e nós que fazemos a sociedade precisamos entender esses fatores.”

O Superintendente apresentou os dados preliminares para o município de Caucaia, ilustrando localmente esta tendência que vem se apresentando por todo o país: “Os indicadores mostram que Caucaia continua sendo o segundo município mais populoso do Ceará, mas a população não vem crescendo como esperávamos. A maioria dos municípios brasileiros não atingiu a estimativa de população.” Lopes destacou a importância da etapa de apuração para garantir a qualidade dos dados: “Tudo o que vai acontecer nos próximos anos é decidido em função da população. Por isso, o IBGE, no sentido de cumprir bem sua missão, segue ainda com os trabalhos do Censo, para poder apresentar a população real dos municípios.”

Uma última participação na reunião foi a do Analista de Povos e Comunidades Tradicionais, Fábio Jota, que apresentou brevemente as inovações da metodologia do Censo 2022 em relação a essas populações. Ele também comentou os números das comunidades tradicionais do município. “Pela primeira vez vamos ter os dados da população quilombola de Caucaia. E a população indígena do município já é bem maior que a do Censo 2010”, comemorou.

 3A REPAC 2

Mais imagens da terceira Repac de Caucaia-CE

Repac extraordinária em Fortaleza

Na tarde do dia 28 de abril, foi a vez da realização da Repac extraordinária de Fortaleza-CE. Reunidos no Auditório Francisco Cronje, na sede da SES/CE, servidores do IBGE e convidados debateram sobre o andamento dos trabalhos do Censo na capital. Estiveram presentes representantes de diversas instituições, entre elas: Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), além de membros das Secretaria do Meio Ambiente de Maracanaú-CE e da Secretaria de Administração e Finanças de Mulungu-CE.

 3A REPAC 3

Repac extraordinária de Fortaleza-CE

Na abertura do encontro, o Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, apresentou os Coordenadores que estão trabalhando no Censo, bem como os Chefes das Supervisões da SES/CE que estavam presentes na Repac. “Estamos fazendo uma nova tentativa com os moradores que estavam ausentes e aqueles que se recusaram a responder. No caso de Fortaleza, esses domicílios chegavam a 100 mil. Mas, com o trabalho de apuração, nós já conseguimos fazer uma boa redução, e esperamos melhorar ainda mais”, comemorou o Superintendente. Na oportunidade, ele enfatizou a parceria estabelecida com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que está oferecendo à SES/CE o apoio dos agentes de saúde e de endemias do município para facilitar o acesso às comunidades com maiores taxas de não-resposta.

 3A REPAC 4

O Superintendente Francisco Lopes e os coordenadores Theo Levi e Thais Moura apresentaram os dados de Fortaleza-CE

A seguir, foi feita a apresentação dos dados preliminares do município, conduzida pelo Coordenador de Área de Fortaleza I, Théo Levi Sales, e pela Coordenadora Estadual das Repacs, Thais Moura. “Mesmo com todos os esforços para que a coleta finalize, ainda estamos com um número considerável de unidades que já foram visitadas, que temos a confirmação de serem ocupadas, mas que não conseguimos realizar a entrevista”, apontou Theo, ao apresentar a situação da coleta na capital. “A Repac é a oportunidade que a sociedade tem de questionar os dados do Censo que estão sendo apresentados, no sentido de garantir a qualidade dessas informações”, complementou Thais, abordando a importância das reuniões de acompanhamento da operação censitária.

“Gostaria de ressaltar o quanto é fundamental o Censo. Porque, quanto mais real esse retrato da população, mais a gente consegue materializar no nosso trabalho. Assim, as intervenções poderão corresponder aos dados reais”, acrescentou João Washington de Meneses, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), fazendo um reconhecimento público da importância do trabalho desenvolvido pelo IBGE para a atuação das várias instituições presentes na Repac extraordinária. Uma nova reunião será realizada com a finalização da coleta censitária em Fortaleza-CE, já que o trabalho de refinamento dos dados segue no mês de maio.

 3A REPAC 5

Mais imagens da Repac extraordinária de Fortaleza-CE

Mais notícias deste Estado