Em visita ao Ceará, Presidente interino estreita laços com parceiros e servidores para finalizar o Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/04/2023 09h56 | Atualizado em 11/04/2023 13h03

Nos dias 28 e 29 de março, o Presidente interino e Diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, esteve em Fortaleza-CE. A visita é parte de uma série de viagens que ele tem realizado a diversos estados do país, a fim de acompanhar a finalização dos trabalhos do Censo Demográfico 2022, que teve a cobertura encerrada em 28 de fevereiro e agora está em sua etapa de apuração. A viagem ao Ceará também coincide com as datas do Encontro Nacional de Pesquisas Econômicas Estruturais (ENAPE), que promoveu sua edição de 2023 na capital cearense, contando com a participação de servidores do IBGE vindos de todo o país

Em dois dias de visita ao Ceará, Cimar Azeredo cumpriu uma extensa agenda de compromissos, que incluiu participação no ENAPE, entrevistas para a imprensa, reunião com instituições e autoridades cearenses, visita a postos de coleta do Censo e à sede da Superintendência Estadual do IBGE no Ceará, bem como reuniões com servidores do estado. Em todas essas programações, Cimar esteve acompanhado tanto do Assessor da Presidência, Sinval Dias dos Santos, como do Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes.

Fortalecendo as parcerias para finalização do Censo

Primeiro dia da agenda do Presidente interino no Ceará, a terça-feira (28) já começou com a participação na abertura do Encontro Nacional de Pesquisas Econômicas Estruturais (ENAPE). Na oportunidade, Cimar Azeredo falou aos mais de 90 servidores do IBGE vindos das 27 Unidades da Federação, os quais estavam reunidos no Hotel Beira-Mar em Fortaleza-CE. O encontro, realizado entre os dias 28 e 30 de março, teve por objetivo marcar o início do ciclo de coleta anual e promover uma maior interação entre a Coordenação de Estatísticas Estruturais e Temáticas em Empresas (CESET) da Diretoria de Pesquisas do IBGE (DPE) e as supervisões estaduais de pesquisas econômicas. “É o primeiro ENAPE depois da pandemia, e é a minha primeira vez aqui em Fortaleza. É muito bom estar vendo as pessoas assim de perto. Eventos como este são importantes para nos prepararmos adequadamente para o exercício da nossa função institucional”, celebrou Cimar.


O Presidente interino participou da abertura do ENAPE 2023

Uma presença especial no evento foi a do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), na pessoa da superintendente adjunta Larissa Menescal e também de geógrafos e economistas da instituição. O Iplanfor tem sido aliado do IBGE na realização do Censo Demográfico na capital, atuando desde a fase de planejamento até agora na etapa de apuração dos dados. “Enquanto pessoa e enquanto instituição, eu posso dizer que admiro muito o IBGE. O fato de o Instituto combinar dados e território é revolucionário. Dependemos muito dos dados que só vocês produzem para podermos elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas”, afirmou Larissa, que foi convidada a participar da mesa de abertura do ENAPE.

Seguindo com a agenda, o Presidente interino participou de entrevistas para veículos de comunicação locais. A mídia cearense tem sido grande parceira na divulgação do Censo Demográfico 2022, e esteve presente em mais este momento da operação. O tema das entrevistas foi principalmente o andamento da operação censitária, sendo mencionadas as principais dificuldades enfrentadas na coleta, as ações que têm sido adotadas para diminuir as taxas de não-resposta, além da previsão de divulgação dos resultados. “O Censo é a maior fonte de provimento de informação para um país. A gente vai concluir essa operação, para entregar os dados em breve à população”, anunciou Cimar aos veículos cearenses.


Em dois dias de visita ao Ceará, Cimar Azeredo concedeu entrevistas a veículos cearenses

Na parte da tarde, o Presidente interino cumpriu uma série de compromissos na sede da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), também grande parceira da Superintendência do IBGE no estado. A primeira parada foi nos postos de coleta do Censo localizados nas instalações da Alece, onde cumprimentou e conversou rapidamente com servidores do IBGE, incluindo Coordenadores do Censo e supervisores. No local, Cimar Azeredo também concedeu entrevista aos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa, discorrendo sobre a sua visita ao Ceará, a articulação com a Alece e a reta final do Censo.

O principal momento da tarde foi o encontro entre Cimar Azeredo e integrantes da Comissão de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), além de representantes do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O principal objetivo da conversa foi avaliar a importância e a necessidade de prorrogação do convênio estabelecido entre o IBGE, a Alece e o Ipece para a realização do Projeto Atlas de Divisas Georreferenciadas do Ceará. “Só existe política pública se houver um instrumento avaliador. Por isso precisamos enaltecer a credibilidade do IBGE. É um dado que ninguém discute, e importantíssimo para a gente fazer a avaliação das políticas públicas implementadas”, mencionou o deputado Queiroz Filho, presidente do Celditec.

A agenda de compromissos do dia encerrou-se com uma última importante reunião, agora com o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão. Os deputados cearenses presentes se comprometeram a ajudar o IBGE na finalização do Censo, pensando diversas ações a serem desenvolvidas em conjunto com o Instituto para atingir os públicos não recenseados. “Nós, enquanto Assembleia Legislativa, ficamos surpresos com os números do nosso estado, sobretudo da capital, de pessoas que não aceitam por algum motivo a visita do IBGE. Assumimos o compromisso de fazer um trabalho de sensibilização com a população”, prometeu o presidente da Alece. “A gente agradece esse apoio que vocês têm nos dado. É um exemplo para outras assembleias legislativas. Se em todo estado a gente tivesse parcerias como esta, seria bem mais fácil o nosso trabalho”, destacou Cimar Azeredo.


Na Assembleia Legislativa, o Presidente interino cumpriu diversos compromissos, e os deputados cearenses se comprometeram a fortalecer a parceria com o IBGE

Promovendo interação também com servidores da casa

A agenda da quarta-feira (29) foi marcada por uma série de programações na própria sede da Superintendência Estadual do IBGE no Ceará. Pela manhã, o Presidente interino esteve em reunião com os servidores do Quadro Permanente que trabalham na capital Fortaleza. O encontro foi realizado presencialmente no Auditório Francisco Cronje, com transmissão simultânea pela internet para os servidores das Agências do IBGE no interior do estado. Na reunião com os servidores efetivos, Cimar fez uma retrospectiva de todo o trabalho do Censo, mencionando as principais dificuldades enfrentadas, mas também as importantes ações realizadas, como o teste do Censo, o evento de lançamento, os balanços mensais e a divulgação da prévia.


Na manhã da quarta-feira (29), o Presidente interino reuniu-se com o Quadro Permanente da SES/CE

“A gente não pode fechar esse Censo até que ele esteja realmente pronto, até que a gente faça todas as tentativas de recensear a população. Todo mundo tem que abraçar esse Censo, colocar o colete e ir pra rua, porque está faltando muito pouco pra gente acabar”, declarou o Presidente interino. Ainda pela manhã, Cimar Azeredo também visitou os postos de coleta do Censo localizados na sede da SES/CE, além das demais instalações.


Cimar Azeredo visitou as instalações da SES/CE

Na parte da tarde, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, compareceu à sede da SES/CE para uma conversa com o Presidente interino. Élcio, que também é superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), esteve acompanhado da superintendente adjunta, Larissa Menescal. O diálogo girou em torno da importância do planejamento urbano e de como os dados do IBGE são essenciais para a sua realização. Também foi mencionada a necessidade de finalização do Censo nos 511 aglomerados subnormais da capital e na parcela dos 10% mais ricos do município. “Desde que o Censo começou a ser feito, disponibilizei o Instituto de Planejamento para auxiliar no trabalho. Quando o Censo foi à minha casa, eu abri a porta, e gravei até um vídeo. Então quero dizer que nós continuamos à disposição. Tudo que pudermos fazer para contribuir com a finalização do Censo nós faremos”, mencionou o vice-prefeito, que se comprometeu a disponibilizar os mais de 3 mil agentes de saúde e de endemias do município para auxiliar na conclusão da operação.


A prefeitura de Fortaleza e o Iplanfor mostraram-se disponíveis para ajudar na finalização do Censo

Por fim, foi a vez dos servidores do Censo no Ceará participarem de reunião com o Presidente interino. Estiveram presentes os Coordenadores de Área de Fortaleza e de Maranguape, os demais Coordenadores do Censo, além das equipes de Agentes Censitários Municipais (ACM), Agentes Censitários Supervisores (ACS), Agentes Censitários Operacionais (ACO) e Agentes Censitários de Administração e Informática (ACAI). Assim como foi no encontro ocorrido pela manhã, a reunião com a equipe do Censo foi realizada tanto presencialmente, como também transmitida pela internet para os servidores censitários de todo o estado.

“Todo trabalho censitário tem dificuldades, em todo o mundo. Mas o nosso trabalho está sendo de muita qualidade. É fundamental que a gente pense nas lições aprendidas, listando o que funcionou e o que não funcionou, para que na próxima operação a gente possa ter um trabalho mais fácil”, reconheceu o Presidente, que, na última reunião da agenda, abriu o microfone para participação dos censitários. Os servidores tiveram a oportunidade de mencionar suas sugestões de ações para viabilizar a finalização do Censo 2022 e também para o aperfeiçoamento das próximas operações censitárias. “A gente tem um orgulho muito grande de vocês, o trabalho que vocês estão fazendo aqui é de ponta. Foi um prazer visitar o Ceará, muito obrigado pelo carinho”, celebrou Cimar, que, após a visita ao estado, seguiu em sua maratona pelo Brasil, com a próxima parada em São Luís-MA.


Na parte da tarde, foi a vez o encontro do Presidente interino com os servidores que trabalham no Censo
Mais notícias deste Estado