Comitê de Fechamento do Censo trabalha para garantir a qualidade da cobertura da coleta

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

21/03/2023 11h55 | Atualizado em 21/03/2023 12h00

Comitê de Fechamento do Censo validou a cobertura da operação censitária - Foto: Acervo IBGE

Além de novos recursos tecnológicos, o Censo 2022, que está na fase de supervisão, conta pela primeira vez com um comitê de avaliação para o encerramento da pesquisa. Criado em outubro de 2022 por iniciativa da Diretoria de Pesquisas (DPE), o Comitê de Fechamento do Censo (CFC) tem como principal atribuição garantir que todos os 5.570 municípios brasileiros tenham sido recenseados, validando ou questionando a cobertura realizada.

O Comitê se reúne semanalmente e é integrado por representantes da DPE, da Diretoria de Geociências (DGC) e da Coordenação de Operações Censitárias (CEGOC). “A ideia era que nós fizéssemos a avaliação de alguns indicadores selecionados, a partir do acompanhamento da coleta do Censo, reunindo diversas áreas que possuem indicadores relacionados à questão da cobertura da pesquisa nos municípios”, explica Cristiane Moutinho, coordenadora de População e Indicadores Sociais do IBGE, membro do grupo.

Algumas das informações analisadas pelo Comitê referem-se a estatísticas de população e cobertura de território, envolvendo questões como a relação entre dados coletados e estimativas, além de domicílios de uso ocasional, vagos, fechados ou com morador ausente. No total, 28 indicadores são analisados regularmente pelo grupo de profissionais. Em seguida, é feita a indicação da validação da cobertura territorial.

Mesmo estando em atividade há pouco mais de quatro meses, o Comitê já se mostrou um instrumento eficaz na correção de eventuais informações imprecisas, garantindo maior confiabilidade ao Censo 2022. “O saldo é muito positivo. Principalmente nos estados em que a coleta estava num estágio avançado, muitas das questões apontadas por nós fizeram com que eles retomassem o trabalho de campo e verificassem os apontamentos”, destaca Cristiane. Até o momento, mais de seis mil ações foram tomadas pelo Comitê com o objetivo de eliminar divergências nos dados.

“O trabalho coletivo desenvolvido pelo Comitê faz parte de um grande esforço do IBGE para avaliar a qualidade dos dados, auxiliando a cobertura dos municípios. Esperamos que os resultados obtidos também fiquem como um legado para futuras operações censitárias”, finaliza Cristiane.

Mais notícias deste Estado