Disque-Censo dá suporte à finalização do recenseamento no Ceará

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/02/2023 17h05 | Atualizado em 13/02/2023 17h05

Tendo iniciado no Ceará no dia 19 de dezembro, o Disque-Censo está agora em sua reta final, juntamente com os próprios trabalhos do Censo Demográfico 2022. O serviço, que se estenderá até o dia 20 de fevereiro, tem facilitado o encerramento dos trabalhos censitários e garantido a cobertura e qualidade da coleta nos municípios do estado.

Atingindo a todos os públicos por todos os meios

Desde a introdução do Disque-Censo no estado, a Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE) tem promovido a divulgação do serviço nas diversas frentes possíveis. De matérias na imprensa a distribuição de panfletos, o telefone 137 tem sido anunciado como mais uma opção para alcançar aquelas pessoas que por algum motivo não tenham sido entrevistadas pelos recenseadores na coleta regular do Censo Demográfico.

“O IBGE abriu o Disque-Censo pensando nas pessoas que estavam ausentes ou se recusaram a responder. Se o domicílio já tiver sido georreferenciado, é possível fazer a entrevista por telefone mesmo”, explicou o Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, em entrevista ao vivo do programa Condomínios, veiculado pela rádio Jangadeiro Band News em Fortaleza.

A participação foi no dia 17 de janeiro, a convite do presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Ceará (ADCONCE), Marcus Melo, que apresenta o programa juntamente com a jornalista Kamilla Vasconcelos. Na oportunidade, foi apresentada a novidade do recenseamento via Disque-Censo, com foco no público que reside em arranjos condominiais.


Divulgação do Disque-Censo em programa de rádio voltado ao setor condominial

Já no dia 6 de fevereiro, foi realizada mais uma ação de divulgação do Disque-Censo, desta vez na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges. Recebidos pela diretora da unidade educacional, Mary Vânia Teixeira Praciano, e pelos demais coordenadores pedagógicos, os Coordenadores de Área do Censo em Fortaleza, Theo Levi Sales e João Batista Canário fizeram a entrega de material de divulgação para ser distribuído entre os estudantes e professores.

A ideia de ir às escolas públicas e particulares, originalmente concebida pela Coordenadora Técnica do Censo no Ceará, Ana Eugênia Ribeiro, visa a conscientizar a classe estudantil e, consequentemente, suas famílias sobre a importância de que toda a população seja recenseada. Fortaleza e outros municípios da região metropolitana são os principais alvos da ação, já que estão com a coleta ainda em andamento e também registram taxas de recusa e ausência dos moradores acima da média do estado.

“Temos certeza que essa empreitada trará mais excelência ao conjunto de ações que fazemos para melhor retratar o país, trazendo assim segurança de que, mais uma vez, o IBGE cumpriu seu papel institucional”, assegura o Coordenador Theo Levi. A perspectiva é de que mais escolas sejam visitadas pela equipe até o encerramento do Disque-Censo.


Divulgação do Disque-Censo em escola pública

Andamento do Disque-Censo no Ceará

O Disque-Censo é um serviço de utilidade pública disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por meio de ligação gratuita para o telefone 137, os moradores de domicílios onde ainda não foi respondido o questionário do Censo podem informar a situação ao IBGE. Uma central de atendimento recebe as ligações e verifica no banco de dados se o referido domicílio não foi mesmo recenseado. Após a confirmação, a demanda é encaminhada para a Superintendência do IBGE em cada estado, que irá providenciar o devido recenseamento, podendo este ser feito tanto presencialmente como por telefone. É importante lembrar que, ao ligar para o Disque-Censo, o morador deve se certificar de que ninguém em sua residência respondeu ao questionário. Isso porque a metodologia do Censo prevê apenas um questionário por domicílio, não sendo necessário entrevistar cada um dos moradores.

No dia 19 de dezembro, o Ceará foi incluído entre as Unidades da Federação que dispunham do serviço do Disque-Censo. Inicialmente eram atendidos cerca de 40 municípios do estado nos quais já havia sido encerrada a cobertura censitária. O serviço foi sendo ampliado gradativamente, de acordo com o andamento da coleta em cada localidade.

No dia 6 de janeiro, o Disque-Censo foi disponibilizado para todos os municípios do Ceará. Com isso, passaram a ser atendidos pelo serviço tanto os 179 municípios cearenses nos quais já foram realizadas as visitas a todos os domicílios, como também os outros cinco municípios cuja coleta ainda está em andamento: Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e a capital Fortaleza. Nestes cinco municípios, que são os de maior população do estado, todos os setores censitários deverão ser percorridos até o final do mês de fevereiro.

Em 27 de janeiro, passou a ser autorizada também a realização de entrevista remotamente. Nesse caso, o morador que ligou para o Disque-Censo recebe o retorno da equipe do IBGE no seu estado, e o preenchimento do questionário pode ser feito por telefone mesmo. São contemplados aqueles domicílios ainda não recenseados que já foram georreferenciados, ou seja, cuja localização geográfica já tiver sido registrada pelo IBGE.

Mais notícias deste Estado