Governador mineiro Romeu Zema recebe representantes do IBGE e responde ao Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

06/12/2022 16h28 | Atualizado em 08/12/2022 11h32

Na manhã desta segunda-feira (5), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), abriu as portas de sua casa para o IBGE. Reeleito este ano, Zema reservou um espaço em sua agenda para responder ao Censo e aproveitou a oportunidade para fazer uma rápida reunião com o presidente nacional do IBGE, Eduardo Rios Neto e a superintendente estadual, Maria Antônia Esteves. Eles estavam acompanhados do consultor Gladston Policarpo e do agente censitário supervisor Bernardo Fontes.


Foto: Daniel Tulher

Os representantes do IBGE apresentaram um breve panorama do Censo ao governante e valeram-se do encontro para pedir a cooperação para a conclusão da coleta em Minas Gerais. Eles explicaram os principais desafios que o IBGE tem enfrentado na reta final da pesquisa e ouviram de Zema uma promessa de mobilização e colaboração com o Instituto, principalmente na mediação com os municípios para a disponibilização de carros tracionados ao IBGE para cobrir o Censo durante período chuvoso.


Foto: Daniel Tulher

Ao final da reunião, o governador foi recenseado pelo agente censitário Bernardo Fontes, que aplicou o questionário de amostra, o mais completo. Após responder à pesquisa, Zema gravou um apelo aos prefeitos e municípios. A ação também foi acompanhada por sua assessoria de imprensa.


Foto: Daniel Tulher

Maria Antônia Esteves falou da importância do apoio de Zema, principalmente no Triângulo Mineiro, região que abriga a terra natal do gestor, Araxá.

“Precisamos cobrir o território mineiro, principalmente os municípios do Triângulo e Alto Paranaíba que estão mais atrasados, então o apoio do governador nesse sentido é fundamental.”, salientou.

O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto comentou sobre a contribuição dos órgãos públicos:

“A necessidade de incrementar essa parceria é grande, por exemplo nos setores rurais e mesmo nas cidades, com chuvas e sem veículos tracionados é praticamente impossível cobrir o setor, por isso contamos com as autoridades federais, estaduais e municipais para nos apoiar nessa corrida final.”


Foto: Daniel Tulher

Mais notícias deste Estado