Reuniões de acompanhamento do Censo já foram realizadas em mais de 80% dos municípios do Ceará

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/11/2022 10h39 | Atualizado em 22/11/2022 10h39

A Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE) está finalizando a segunda fase das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (Repacs) no estado. Até segunda-feira (7), mais de 150 Repacs já haviam sido promovidas no Ceará, alcançando cerca de 84% dos 184 municípios. Nas próximas semanas, devem ser realizadas as demais reuniões, organizadas e conduzidas pelos Coordenadores de Área e de Subárea do Censo em cada região do estado.

A proposta das Repacs é que sejam realizadas em todos os municípios ao longo de três rodadas. A primeira delas, já realizada, ocorreu antes do início do Censo, visando fazer o planejamento da coleta e fechar parcerias para sua execução. A segunda rodada de reuniões está ocorrendo agora, ao longo da operação censitária, com foco no acompanhamento e avaliação do trabalho realizado, bem como no reforço das parcerias até a conclusão da coleta. A terceira e última fase de Repacs será após o encerramento do Censo, para divulgação dos resultados obtidos.

Repacs já finalizadas em diversas áreas do Censo no Ceará

Até a última segunda-feira (7), 10 das 19 áreas de trabalho do Censo no Ceará já estavam com sua segunda rodada de Repacs finalizada: a Área de Caucaia (liderada pelo Coordenador Luciano Oliveira), a Área de Quixadá (com 11 municípios, liderada pelo Coordenador José Newton Serra), a Área de Limoeiro do Norte (com 8 municípios, liderada pelo Coordenador Israel Sousa), a Área de Sobral (com 23 municípios, liderada pelo Coordenador Arthur Parente), a Área de Tauá (com 7 municípios, liderada pelo Coordenador César Ferreira), a Área de Tianguá (com 15 municípios, liderada pelo Coordenador Modesto Moita), a Área de Crateús (com 10 municípios, liderada pelo Coordenador Valdeci Silva), a Área de Crato (com 11 municípios, liderada pelo Coordenador Leandro Feitosa), a Área de Canindé (com 7 municípios, liderada pelo Coordenador Carlos Náuber Soares) e a Área de Juazeiro do Norte (com 16 municípios, liderada pela Coordenadora Joana Balbino).

Uma das primeiras Repacs realizadas foi a do município de Catarina, da Área de Tauá, ainda em 28 de setembro, que contou com a presença de secretários, vereadores e a equipe do Censo. “Durante a reunião, foi apresentado o andamento da coleta no município e acordado com a Secretaria de Saúde o apoio dos agentes de saúde para realizar as entrevistas em domicílios fechados”, comentou o Coordenador César Ferreira, sobre a ajuda conquistada com a reunião.

Também na Área de Tauá, em 5 de outubro, foi a vez da Repac de Parambu, que trouxe às autoridades do município informações sobre o andamento da coleta de dados, as dificuldades encontradas e os desafios para os setores que ainda serão recenseados. Marcos Alex de Freitas, presidente da Câmara Municipal, expressou-se em nome dos vereadores de Parambu: “Manifestamos nosso apoio e solicitamos à população que ajude nesse trabalho tão relevante do Censo 2022, que futuramente ajudará na implantação de políticas públicas mais fidedignas e tão necessárias.”


Registros das Repacs realizadas na Área de Tauá, sob a Coordenação de César Ferreira.

Já no dia 1º de novembro, foi realizada a Repac de Juazeiro do Norte, enquanto o município se preparava para a Romaria de Finados, que atrai cerca de 600 mil romeiros de todo o país para a região. Em meio ao grandioso evento, a prefeitura encontrou um momento para conversar com o IBGE sobre os problemas relacionados à comunicação, à segurança pública e à acessibilidade dos recenseadores na realização da coleta no município. A gestão municipal e os secretários presentes se comprometeram a dar todo o apoio necessário ao IBGE na reta final do Censo.

“Em todas as Repacs nós apresentamos o percentual de setores finalizados até agora, a previsão de término, e pedimos ajuda para aquelas áreas onde identificamos que ainda não foi feita toda a cobertura”, relatou a Coordenadora Joana Balbino, sobre as reuniões de acompanhamento do Censo realizadas em sua área de trabalho, incluindo as do município de Juazeiro do Norte. “Aproveitamos para solicitar que os gestores identificassem se há alguma área ou família que deixou de ser recenseada, para que esta possa procurar o posto de coleta, e lá a gente verifique qual o setor correspondente e providencie para que a entrevista seja feita”, explicou a coordenadora.


Registros das Repacs realizadas na Área de Juazeiro do Norte, sob a Coordenação de Joana Balbino.

As demais regiões de trabalho do Censo no Ceará estão bem próximas de encerrar as suas reuniões de acompanhamento da coleta. É o caso da Área de Iguatu, liderada pela Coordenadora Tamires Amâncio, da Área de Baturité, conduzida pelo Coordenador Sílvio Romero Fernandes, e da Área de Jaguaribe, sob a direção do Coordenador Flávio Maia, que já realizaram mais de 90% das Repacs previstas. Restam agora menos de 30 municípios do Ceará com reuniões de acompanhamento do Censo ainda por realizar, as quais já estão previstas para os próximos dias.

Através das Repacs, mais divulgação para o Censo

O momento das Repacs é uma oportunidade única que as equipes do Censo têm para solicitar diretamente às autoridades dos municípios auxílio em diversas frentes, como estrutura, equipamentos, segurança, transporte, etc. O apoio na divulgação é um dos pontos mais demandados pelos coordenadores, e importantes ajudas já têm sido conquistadas junto às gestões municipais cearenses.

Na Área de Sobral, o Coordenador Arthur Parente aproveitou as Repacs para solicitar aos prefeitos que gravassem vídeos convocando a população a participar do Censo, e compartilhassem estes conteúdos nas suas redes sociais. Marco, Bela Cruz e Camocim foram três destes municípios onde os gestores se engajaram na divulgação. “O Censo está passando também na sua casa. Recebam e respondam ao questionário. É rapidinho e muito importante para a nossa sociedade e para a melhoria das políticas públicas”, comentou Betinha Magalhães, prefeita de Camocim, que recebeu a visita do recenseador no dia 7 de novembro e registrou o momento em sua rede social.


Registros das Repacs realizadas na Área de Sobral, sob a Coordenação de Arthur Parente.

Coordenada por Flávio Maia, a Área de Jaguaribe também colheu bons frutos junto às prefeituras. No município de Icó, a prefeita Laís Nunes foi visitada pelo Censo no dia 21 de outubro, e aproveitou para repassar a informação aos munícipes: “É muito importante que tenhamos a participação de todos para sabermos a realidade do nosso município. Reforçamos o nosso pedido à população para que deixem os agentes recenseadores adentrarem em suas residências.” Já em Ipaumirim, foi produzido um vídeo especialmente para divulgar o Censo, com imagens, entrevistas e edição feitas pela própria equipe da prefeitura. O vídeo foi postado em 28 de outubro e se tornou um sucesso, chegando a ser compartilhado na página oficial do IBGE na rede social Instagram.

Na Área liderada pelo Coordenador Leandro Feitosa, a Prefeitura Municipal do Crato não ficou atrás, e também produziu seu próprio vídeo com mensagem de convite à população: “Muito importante a sua participação nesse processo, para que sejam levantados dados importantes e para melhor conhecermos a nossa cidade, com o Censo Demográfico. Mostre que você tem orgulho de ser cratense, e ajude nosso município a ficar ainda melhor.” O material foi postado no Instagram no dia 1º de novembro, e também foi compartilhado pelo perfil do IBGE na rede social.


Registros das Repacs realizadas na Área de Crato, sob a Coordenação de Leandro Feitosa.

Na Área de Itapipoca, coordenada por Raimundo Rogaciano, foi a vez do prefeito de Amontada, Flávio Filho, fazer um apelo aos seus conterrâneos, explicando a importância da operação censitária. “Estamos finalizando o Censo na cidade, e é muito importante que a gente possa receber os recenseadores em todos os domicílios que ainda faltam. Lembrando que não se trata de nenhuma informação que vá prejudicar alguém. Na verdade, se trata de informações para que a gente possa trabalhar cada vez mais forte nas políticas públicas”, esclareceu o prefeito, que gravou o vídeo no dia 1º de novembro.

Além destas, muitas outras prefeituras do Ceará também têm se engajado na divulgação do Censo 2022, seja produzindo material próprio ou mesmo disseminando conteúdos oficiais do IBGE. As Repacs cearenses têm servido de fato para auxiliar o IBGE em seu propósito de realizar a operação censitária com a maior cobertura e qualidade possíveis.


Registros das Repacs realizadas na Área de Quixadá.

 


Registros das Repacs realizadas na Área de Limoeiro do Norte.

 


Registros das Repacs realizadas na Área de Tianguá.

 


Registros das Repacs realizadas na Área de Crateús.

 


Registros das Repacs realizadas na Área de Canindé.

 


Mais registros das Repacs do Ceará.
Mais notícias deste Estado