Delegações de Reino Unido e Indonésia participam de palestras sobre o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

21/11/2022 12h09 | Atualizado em 21/11/2022 12h13

IBGE recebeu visitantes internacionais durante semana de palestras sobre o Censo 2022 / Delegação do Reino Unido acompanha apresentação sobre a cobertura da operação censitária - Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Na semana entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, o IBGE recebeu delegação de Reino Unido e Indonésia em suas instalações no Rio de Janeiro para acompanhar apresentação a respeito de toda a estrutura existente para a realização do Censo Demográfico 2022 e o funcionamento do instituto, que não interrompe suas outras atividades durante a realização da pesquisa.

Após a realização do Observa Censo, que contou com a participação de representantes de 18 países acompanhando o trabalho das equipes durante o processo de coleta do Censo 2022, o IBGE continua seus esforços de transparência e compartilhamento de experiências, metodologias, novas tecnologias e boas práticas que vem desenvolvendo ao longo dos anos.

Durante essa semana, representantes do Escritório Nacional de Estatística do Reino Unido, Cal Ghee e Rob Doherty, e a Autoridade Estatística do Reino Unido, Kirsten Newton, estiveram visitando as dependências do IBGE para uma visita de intercâmbio de experiências.

O período de troca de conhecimentos teve início com uma reunião entre os especialistas em estatística britânicos, o Cônsul-Geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoom Noorani, e o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.

“A parceria entre o IBGE e a autoridade estatística do Reino Unido permitirá não só o aprimoramento técnico de nossos servidores, mas também o aprimoramento institucional do IBGE no contexto do Sistema Estatístico Nacional”, destacou Rios Neto.

A delegação pôde acompanhar durante a semana apresentações a respeito do projeto técnico do Censo 2022, dos processos de tecnologia da informação e informática, projetos de geociências para produção, análise e difusão de estatísticas, campanha publicitária e coordenação de mídia, entre outras áreas estratégicas para a pesquisa.

Ao final da semana, em nova reunião com o presidente do IBGE, foram discutidos aspectos a serem considerados para a criação de um Memorando de Entendimento (MoU), que servirá como base para a cooperação entre os institutos em assuntos relacionados à demografia e estatísticas nacionais, dentre eles Cooperação em Ciência de Dados, Tecnologia da informação e Metodologias sobre a implementação do tema Identidade de Gênero e Orientação Sexual em pesquisas domiciliares.

Parlamentares indonésios também foram recebidos pelo presidente do IBGE

No dia 04 de novembro, o presidente Eduardo Rios Neto, recebeu uma delegação de parlamentares da Indonésia composta por treze deputados federais e três assessores parlamentares. No encontro, o assessor da presidência, Rogério Cunha de Andrade, fez uma apresentação sobre o tema, onde apresentou as principais leis que regem a criação do IBGE, o Sistema Estatístico Nacional, a obrigatoriedade e sigilo das informações coletadas, coleta de dados o Plano Geral de Informações Estatísticas, além de abordar as principais iniciativas para atualização do marco legal.

O gerente de Relações Internacionais do IBGE, Roberto Neves Sant’Anna, também participou do encontro. “Os parlamentares são membros de uma comissão chamada Corpo Legislativo na Câmara dos Deputados da Indonésia cuja atribuição é, entre outras coisas, avaliar e determinar o processo de criação de leis . O objetivo do encontro foi conhecer a legislação estatística do Brasil”, declarou Sant’Anna.

Mais notícias deste Estado