Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro lança ação inédita no País para apoiar o Censo Demográfico do IBGE

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

21/11/2022 11h20 | Atualizado em 21/11/2022 11h30

Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz tem sido parceiro constante do Censo Demográfico 2022 realizado pelo IBGE

No final de semana de 19 e 20 de novembro, os Agentes Comunitários de Saúde foram convidados a apoiar o Censo Demográfico 2022. Compareceram ao primeiro convite cerca de 500 profissionais, que foram capacitados para atuar como recenseadores na reta final da coleta. É a primeira ação desse porte em todo o Brasil, após a SMS-RJ ter apoiado também o pré-teste do Censo em 2021 na Ilha de Paquetá (RJ).

"Capacitar os Agentes de Saúde para coleta de dados padronizada do IBGE será um grande legado do Censo para o SUS na cidade do Rio de Janeiro", destacou o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. "Ninguém melhor que os Agentes Comunitários de Saúde com toda sua experiência nos territórios das Equipes de Saúde da Família para apoiar o Censo Demográfico do IBGE", destacou o professor-doutor da UFRJ, Luiz Felipe Pinto.

"A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o IBGE dão exemplo de inovação criativa, ao mesmo tempo em que os Agentes Comunitários contribuem para o avanço na coleta do Censo 2022", afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Rios-Neto. "O IBGE retribui com o treinamento destes agentes para o uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que o Ministério da Saúde distribuirá para os agentes em todo o território nacional. Este é um exemplo a ser seguido, mostrando como superar os desafios impostos à política pública no país", acrescentou Rios-Neto.

"Está parceria é fundamental na conclusão do Censo na capital carioca. Estamos com cerca de 70% da população recenseada e com aporte dos Agentes de Saúde estamos otimista que vamos entregar o Censo do Rio de Janeiro em meados de dezembro. Trata-se de uma prática que pode e deve ser adotada nos demais municípios do Brasil", disse Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE.

"A experiência dos Agentes Comunitários de Saúde no contato com a população aliada ao rigor metodológico repassado pelo IBGE forma a combinação perfeita para um recenseamento harmônico e eficaz", comemorou José Francisco Teixeira Carvalho. "Gostaríamos de poder contar sempre com a máxima participação desses profissionais no Censo 2022", reforçou Gabriel Teixeira Barros, Coordenação do Censo 2022 no RJ.

Mais notícias deste Estado