A convite do Unicef, IBGE sedia encontro sobre desafios das estatísticas para a infância

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

21/11/2022 09h00 | Atualizado em 21/11/2022 08h28

O IBGE sediará hoje (21) e amanhã (22), a convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Quinta Reunião do Grupo de Estatísticas da Infância da Conferência Estatística das Américas (CEA), coordenada pelos Institutos Nacionais de Estatísticas do Chile e Uruguai e com a participação de especialistas de 22 países da América Latina. O encontro é promovido no Hotel Windsor, no Flamengo, Rio de Janeiro.

Além de participar da abertura, o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, apresentará a palestra Uso dos Censos para Entender a Situação da Infância, ao lado do representante do INE do Panamá e do INE da Guatemala. “Esse evento é de suma importância não somente para o IBGE, mas também para os demais institutos nacionais de estatística da América Latina, já que temos nele a oportunidade de discutir e trocar experiências sobre os diversos desafios e avanços relacionados às estatísticas da infância, notadamente no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”, ressaltou Cimar Azeredo.

Durante os dois dias do encontro, doze palestras mostrarão uma visão geral dos avanços e desafios da região para monitorar os ODS relacionados à infância. Haverá, também, discussões técnicas sobre metodologias para preencher os vazios de dados, resultados sobre o nível de preparação e maturidade da região para utilizar registros administrativos no monitoramento da situação da infância e discussões sobre diferentes aspectos relacionados a registros administrativos em políticas públicas, tais como qualidade e ética.

"A ciência comprova que os investimentos realizados na infância, sobretudo na primeira infância, representam a melhor garantia de mobilidade social intergeracional e de redução estrutural da desigualdade. As estatísticas da infância são uma garantia de mensuração das condições da população infantil e das políticas realizadas para este segmento. Participar das atividades do Grupo de Estatísticas da Infância da CEA alinha com missão do IBGE", disse o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.

Essa é a primeira vez que a reunião do Grupo de Estatísticas da Infância ocorre no Brasil. O quarto encontro foi realizado em 2019 no Panamá.

Mais notícias deste Estado