Censo 2022: Com ações em condomínios e ruas de Salvador e incentivos à coleta, Bahia tem a maior produtividade do país nos feriados

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/11/2022 10h49 | Atualizado em 07/11/2022 10h49

“Estávamos percebendo que a produção do Censo caía no estado em dias de feriados, que são importantes para a coleta porque as pessoas estão mais em casa e, via de regra, têm mais tempo livre. Então resolvemos dar incentivos para as equipes trabalharem mais nessas datas.”

Foi assim que André Urpia, superintendente do IBGE na Bahia (SES/BA), resumiu a estratégia de oferecer uma remuneração adicional a recenseadores, agentes censitários supervisores (ACS) e municipais (ACM), para impulsionar a coleta de dados do Censo, nos feriados.


Superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia (dir.) realizou ações de divulgação do Censo em condomínios

A medida já foi adotada em 28/10, Dia do Servidor Público, 02/11, Finados, e será repetida no dia 15/11, dia da Proclamação da República. Nessas datas, quem faz coleta de dados do Censo ganha uma remuneração extra por entrevista, que aumenta ainda mais caso sejam feitos mais de oito questionários por dia.

E essa não foi a única ação tomada pela SES/BA nessas datas. “Também convocamos todos os nossos servidores a ir às ruas, acompanhar a coleta, o que gera um burburinho, dá visibilidade ao Censo e ajuda na abertura de portas e quebra de recusas nos dias subsequentes”, completa André. Em troca pelo trabalho nos feriados, os servidores temporários ou do quadro fixo ganham uma folga.

Condomínios e bairros

O próprio superintendente colocou a mão na massa foi a campo para ajudar a quebrar recusas em condomínios que vinham dificultando a entrada dos recenseadores em Salvador. No dia de Finados, por exemplo, com o apoio de Ilmário Brandão, Coordenador Censitário de Subárea (CCS) de Amaralina II, além de três recenseadores, André conseguiu abrir as portas de cinco condomínios, em áreas de mais alta renda na Pituba, Caminho das Árvores e Jardim Armação.


André Urpia visitou condomínios de Salvador junto ao CCS Ilmário Brandão e de diversos recenseadores

Também foram realizadas ações de sensibilização em bairros populares de Salvador, como Mata Escura, na subárea de Pirajá. Por iniciativa da equipe local, liderada pela CCS Gisele Santos, foram distribuídos panfletos e colados cartazes em pontos estratégicos e de maior movimentação de pessoas.

"Foi um sucesso! Conseguimos conversar e tirar dúvidas de vários moradores do bairro”, comemora Gisele.


CCS Gisele Santos realizou ações de divulgação nas ruas do bairro de Mata Escura, em Salvador

Resultados positivos

As medidas tomadas pela SES/BA surtiram efeito, e o estado teve a maior produtividade do país nos dois feriados. Em 28/10, segundo o coordenador Operacional do Censo na Bahia, Francisco Brito, foram realizadas 77.182 entrevistas, que contaram 217.915 em todo o estado. Isso representou 1,45% da população estimada sendo recenseada em um único dia.

Na data, apenas Roraima (1,19%) também conseguiu recensear mais de 1% da população, e a média nacional ficou em 0,63%.

Já em 02/11, mesmo com fortes chuvas em parte do estado, o que atrapalhou a coleta em alguns municípios, foram realizadas 57.645 entrevistas, que contaram 158.619 habitantes, 1,06% da população estimada.

O segundo estado com a maior produtividade no dia foi, novamente, Roraima, que recenseou 0,87% dos seus habitantes no dia, e, no Brasil como um todo, a proporção foi de 0,41%.


Ações de divulgação do Censo foram realizadas em todo a Bahia nos feriados de 28/10 e 02/11
Mais notícias deste Estado