O ligeirinho das Alagoas é o campeão nacional da coleta

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/11/2022 16h48 | Atualizado em 07/11/2022 16h26

O campeão do recenseamento no Brasil não fazia ideia do que era o Censo Demográfico até pouco tempo. Foi somente em 2020 que o alagoano João Lucas, de 21 anos, ficou sabendo do processo seletivo para recenseador e de pronto enxergou uma chance de juntar dinheiro enquanto batalha para realizar outros sonhos.

“Eu acredito que a vida é uma competição e ela nos obriga a sermos sempre o melhor que podemos, entretanto, não esperava alcançar esse desempenho de ser o recenseador mais produtivo da Brasil, foi uma surpresa pra mim”, pontuou.

João havia aplicado 3.032 questionários até o fechamento deste balanço. Morador da Cidade Universitária, em Maceió, ele trabalha desde o início no próprio bairro e atribui o desempenho obtido tanto à receptividade da população como a sua habilidade de lidar com o público, adquirida em experiências como operador de caixa e diversos “bicos”.

“Mesmo a maioria não sabendo o que é o Censo ou até mesmo o IBGE, consegui transparecer segurança aos entrevistados para finalizar a coleta, acho que isso se deu pelo fato de eu também ser de região periférica, o famoso gente da gente”, contou, aos risos.

Em meio aos desafios habituais do recenseamento, uma experiência diferente em relação aos outros recenseadores se impôs: a missão de coletar na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, localizada na região.

“Eu sempre fui curioso em relação a tudo e sem dúvidas o complexo prisional era algo que eu sempre desejei conhecer. Ao adentrar no primeiro presídio a ser recenseado, não vou mentir, eu fiquei morrendo de medo, acostumado a assistir filmes e novelas que retratavam de uma forma totalmente diferente. Pois o meu contato com o presídio foi totalmente outro: segurança ostensiva, respeito entre os detentos e os funcionários e uma boa organização me fez mudar completamente a percepção sobre o lugar”, relatou. “O que eu tenho a falar sobre a experiência é que foi e está sendo uma das melhores experiências da minha vida e sem dúvidas devo isso ao Censo por me proporcionar momentos únicos como este”.

Mais notícias deste Estado