Em reunião na União dos Municípios (UPB), SES/BA reforça parceria com prefeituras em prol do Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

21/10/2022 09h51 | Atualizado em 21/10/2022 09h51

As prefeituras são parceiras fundamentais na realização do Censo Demográfico e estão entre os principais interessados nos seus resultados. Por isso, com a coleta já avançada em muito municípios e a crescente expectativa em relação às populações finais, a Superintendência Estadual do IBGE na Bahia (SES/BA) agendou uma reunião com a União dos Municípios do estado (UPB). Na pauta, apresentar um panorama do andamento do Censo, dar explicações sobre aspectos metodológicos e operacionais da pesquisa e reforçar os laços de colaboração com as administrações municipais.

O encontro ocorreu na quarta-feira (19/10/2022), na sede da UPB, em Salvador. Foram esclarecidas dúvidas geralmente levantadas pelos prefeitos e alinhada a estratégia de apoio que os municípios podem oferecer para o recenseamento, na logística, divulgação junto à população e no conhecimento sobre a ocupação da área territorial.

Entre as dificuldades apontadas pelo IBGE, está a recusa de algumas pessoas em receber os recenseadores. Foi demandado às prefeituras que colaborem na contratação de carros de som, que utilizem seus canais oficiais nas mídias sociais, apoiem a veiculação de áudios em emissoras locais de rádio, entre outras ações para informar a população sobre a importância de responder ao Censo - inclusive e principalmente para cada município.

Um outro aspecto ressaltado pelos representantes do IBGE na reunião foi a garantia do sigilo das informações prestadas, que jamais serão cruzadas, por exemplo, com as de programas sociais - um receio muito comum na Bahia.


Reunião na UPB foi importante para reforçar parceria com as prefeituras no Censo 2022

Limites e troca de conhecimento

Também foram discutidos os limites territoriais e as disputas de terra entre cidades - assunto recorrente nas conversas entre o IBGE e prefeitos baianos.

O coordenador Operacional do Censo na Bahia, Francisco Brito, reiterou que o fundamental é que todas as pessoas sejam recenseadas de forma correta e completa.

Assim, quando eventuais litígios ou erros cartográficos forem solucionados pelos órgãos competentes, no caso a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Comissão Territorial da Assembleia Legislativa, os contigentes populacionais poderão ser corretamente alocados aos municípios a que pertencem por lei ou decisão judicial.

Francisco Brito ressaltou a importância de compartilhar as informações técnicas com a UPB e receber o apoio dos municípios para avançar com a coleta dos dados. “A reunião foi muito produtiva, principalmente na questão da convergência de conhecimento, ou seja, tanto a gente passa a informar o que o IBGE faz, como conhece a demanda que a UPB tem ao representar os municípios e seus prefeitos”, afirmou.

Ele também reforçou que as dúvidas e questionamentos dos gestores municipais podem ser esclarecidos pelos coordenadores de área do Censo, em toda a Bahia.

Para a superintendente da UPB, Raquel Santana, “o Censo é um balizador essencial para a construção de políticas públicas e para as transferências constitucionais da União para os municípios, daí a atenção redobrada que os gestores devem ter em ajudar o IBGE a traçar o retrato mais fiel possível da população de cada município”.

Ela explicou que a entidade vem orientando os gestores desde o início do recenseamento e disse que as campanhas de conscientização pedindo o apoio dos prefeitos e prefeitas serão intensificadas ainda mais nos próximos dias.

Também participaram da reunião os coordenadores estaduais de Base Territorial do IBGE, Leonardo Dias Afonso, e das REPACs, Luís Alberto Pacheco. Por parte da UPB, estiveram presentes ainda as coordenadoras de Comunicação, Wilde Barreto, Informações Municipais, Jacira Cavalcanti, Eventos e Capacitação, Gabriela Ribeiro, Relações Institucionais, Samara Alves, e o coordenador Administrativo-Financeiro, Geraldo Santana. O setor jurídico foi representado pelos assessores Victor Hugo Pinheiro e Moana Barreto.


Convergência de conhecimento é a chave para que IBGE e prefeituras trabalhem
juntos a fim de que este seja o melhor receseamento de todos os tempos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Veja a matéria original no site da UPB.

Mais notícias deste Estado